Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sarkozy acusa Hollande de ineficácia na luta contra o terrorismo

18 jul, 2016 - 07:20

O ex-presidente francês e líder dos republicanos, numa entrevista ao TF1, diz que a guerra contra os terroristas tem de ser travada numa lógica de "ou eles ou nós".

A+ / A-

O antigo Presidente francês e actual chefe da oposição conservadora, Nicolas Sarkozy, acusou, no domingo, o governo de François Hollande de falta de determinação e de ineficácia na luta contra o terrorismo desde os atentados de Janeiro de 2015, contra o jornal satírico “Charlie Hebdo”.

"Fui chefe de Estado, sei que não existe o risco zero (...) mas não se fez tudo o que se deveria ter feito nos últimos 18 meses", sublinhou Sarkozy, numa entrevista à televisão TF1, ao ser questionado sobre o atentado em Nice, na passada quinta-feira, e que vitimou 84 pessoas.

Sarkozy defende que o país está em guerra, uma guerra total, e sublinhou que “os nossos inimigos não têm tabus, não têm fronteiras, não têm princípios, o que significa que a luta tem que ser nos mesmos termos: eles ou nós. E isso requer determinação durante anos",

O antigo Presidente francês acusou o Governo de Hollande de ter demorado muito a legislar para conter o movimento jihadista.

Outra crítica de Sarkozy é a de que o executivo não abriu nenhum centro para a desradicalização, quando há "milhares de jovens franceses radicalizados ou em vias de radicalização".

Para Sarkozy, os estrangeiros suspeitos de terrorismo deveriam ser "urgentemente expulsos" do país. Já os franceses ligados a estes movimentos radicais teriam que usar pulseiras electrónicas, e terem a circulação restrita por ordem administrativa ou serem internados em "centros de retenção".

O presidente dos republicanos também lançou críticas à política externa de Hollande, defendendo, em particular, a necessidade de procurar uma aliança com o Presidente russo, Vladimir Putin, para combater o Estado Islâmico, para que "na Síria haja uma coligação [internacional] e não duas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vida difícil
    18 jul, 2016 Santarém 22:20
    Outro que fez tanto contra o terrorismo como o atual, agora aproveita-se para criticar que é aliás o habitual de toda a classe politica, qualquer das formas a França está irremediavelmente condenada de há muitos anos a esta data, está minada de muçulmanos, uns portam-se assim assim outros dedicam-se a fazer terrorismo por conta própria ou por mando dalgum grupo terrorista, só uma limpeza geral poderia atenuar alguma coisa mas parece-me que possivelmente com mais medo ainda optarão pelo contrário, dar mais miminhos a mal agradecidos como até aqui e os verdadeiros franceses esses brevemente nem perceberão se ainda têm pátria e cultura própria.
  • Eu comento...
    18 jul, 2016 em terra de surdos e mudos 10:56
    Para Sarkozy, os estrangeiros suspeitos de terrorismo deveriam ser "urgentemente expulsos" do país. Já os franceses ligados a estes movimentos radicais teriam que usar pulseiras electrónicas, e terem a circulação restrita por ordem administrativa ou serem internados em "centros de retenção".É claro que é isto que tem toda a lógica do mundo. Alías, eu até já tinha feito este comentário. Como é que é possível haver dementes, uns que até fazem manifestações provocando violencia, outros que estão já assinalados pela policia como alguns deles que até já praticaram atos terroristas, e este banana, com cara de parvo, o que é que tem feito para combater estes dementes que andam todos à solta pelas ruas, com ligações ao Daesh, só falam em guerra, alguns dizem que o seu sonho era ser mártir. Ouvem no carro só musica árabe de incentivo à guerra, e que o que é que lhes acontece? Nada! O pior de tudo é que por parvos que estão ao poder como este holand, vai morrendo centenas de pessoas que passam a ser vitimas destes nojentos que não fazem nada, vivem de subsídios, são criminosos e ainda andam impunes. Então estes que já estão sinalizados pela policia não deveriam ser expulsos? A frança está cheia deles. Não era pela frança que este parvo do holand deveria começar, se o maior problema já são os terroristas que já residem em frança? São muitos que andam como ratos escondidos. Com parvos destes a liderar esta europa. Que piorio se pode mais esperar desta cambada???'

Destaques V+