Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cordão humano para apoiar alterações ao acordo ortográfico

15 fev, 2017 - 15:38

Acção marcada para quinta-feira às 17h00, em Lisboa, ligando a Academia das Ciências ao Tribunal Constitucional.

A+ / A-

O grupo "Em aCção contra o Acordo Ortográfico" anunciou a realização de um “cordão humano” entre a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e o Tribunal Constitucional, em Lisboa, na quinta-feira às 17h00.

Esta acção “visa apoiar as recentes iniciativas da ACL com vista a assinalar, junto do poder político, os extensos atropelos à Língua contidos no Acordo Ortográfico de 1990 (AO90)”, afirma o grupo em comunicado enviado à agência Lusa.

O grupo conta com “mais de 75 mil membros”, e qualifica a iniciativa como “simbólica”, ligando, através de um “cordão humano”, os trezentos metros que separam as duas instituições, localizadas junto à rua de O Século, em Lisboa.

Pretendem os promotores da iniciativa “instar a Assembleia da República a ponderar uma via de regresso, perante o caos ortográfico instalado e as perturbações fonológicas observáveis no Português, ambos em função da tentativa de aplicação do AO90”.

Segundo o grupo "Em aCção contra o Acordo Ortográfico", “a ACL foi enxovalhada e subalternizada, como tem acontecido sempre desde o início deste processo de delapidação da Língua, por imposição estatal”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • RC Victor
    15 fev, 2017 Lx 15:47
    Devemos mobilizar-nos contra o AO e tomar acções efectivas como deixar de comprar qualquer livro, jornal ou revista escrita com erros (Acordo) ortográficos, também evitar visitar os websites escritos com o AO. Mobilizemos-nos Contra esta aberração e destruição da Lingua Portuguesa!

Destaques V+