Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Quarta-feira de Cinzas. “Não é um sinal de tristeza, é um sinal de recomeço“

14 fev, 2018 - 10:20

Começou a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa que este ano celebra-se a 1 de Abril.

A+ / A-

Começa esta Quarta-feira de Cinzas a Quaresma, tempo vivido pelos cristãos como preparação para a Páscoa, que este ano celebra-se a 1 de Abril.

No programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, o assistente religioso da Renascença, Padre Vítor Gonçalves, explica o significado deste dia e da época da Quaresma.

As cinzas não são um “sinal de tristeza”, mas sim “um sinal de recomeço”, afirma.

“As cinzas têm um duplo sentido. Antigamente serviam para lavar a roupa, eram o primeiro detergente. São um dos primeiros fertilizantes. A cinza sobre a terra ajuda a que as sementes renasçam”, adianta o Padre Vítor.

Já sobre a Quaresma, o sacerdote considera que é um tempo “de reavivar as brasas do nosso amor”.

No início de Fevereiro, o Vaticano divulgou a mensagem do Papa para esta Quaresma.

“Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” é o título da mensagem. Francisco deixa votos de que os seus apelos ultrapassassem as fronteiras da Igreja Católica, dirigindo-se a todos os que se preocupam com a “iniquidade no mundo” e o “gelo que paralisa os corações”, com a perda do sentido da humanidade comum.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+