Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bispo da Guarda critica "lentidão" na resposta às vítimas dos incêndios

13 dez, 2017 - 20:54 • Liliana Carona

D. Manuel Felício aproveita mensagem de Natal para recordar os incêndios de Outubro, que causaram cinco mortos na diocese, um rasto de destruição que importa não esquecer.

A+ / A-

O bispo da diocese da Guarda, D. Manuel Felício, recordou na sua mensagem de Natal os incêndios de Outubro, cujos danos físicos e psicológicos permanecem bem vivos.

Para o prelado diocesano, são necessárias respostas diferentes para necessidades diferentes.

D. Manuel Felício exemplifica. “Vimos algum distanciamento dos poderes instituídos, tentando responder com medidas gerais a situações muito díspares”.

“Tratar por igual uma pessoa que vivia sozinha em sua casa, bem relacionada com os vizinhos, cujos filhos estão emigrados no estrangeiro e o casal que também vítima deixou dois filhos menores, dando-lhes a mesma importância, sejam 70 vezes 7, como se a vida alguma vez pudesse ser transaccionável por valores materiais, é no mínimo um contra-senso”, considera D. Manuel Felício.

E na mensagem de Natal, o bispo da Guarda deixa uma pergunta. “Quem está mais habilitado para fazer a avaliação destas situações? A resposta só pode ser uma. Pessoas e instituições que estão próximas e não o centralismo da administração pública, como aconteceu e está acontecer”, revela o bispo.

D. Manuel Felício deixou o apelo a que se ajude as pessoas a dar orientação ao que se salvou dos incêndios.

“Tem havido resposta lenta, tinha que ser mais rápida, sabemos que a madeira queimada se for imediatamente tratada vale X, se for agora depois das chuvas, vale zero”, denuncia.

D. Manuel Felício recordou os incêndios de Outubro que causaram cinco vítimas mortais na diocese, e um rasto de prejuízos que é preciso não esquecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F. Almeida
    15 dez, 2017 Porto 23:42
    Lastimo que o senhor Bispo da Guarda se tenha esquecido da frase atribuida a Jesus Cristo: " a César o que é de César a Deus o que é de Deus" Pela comunicação social todos lemos e ouvimos queixas sobre a lentidão das ajudas confiadas a instituições tuteladas pela Igreja relativas às vitimas dos fogos. Se o senhor Bispo tivesse um pouco mais de humildade não lhe ficaria nada mal
  • o sr Bispo
    14 dez, 2017 lx 10:28
    Ajude as pessoas a esclarecê-las a fazerem os seus requerimentos e deixar-se de hipocrisias. Tanto quanto se sabe a Provedoria de Justiça aguarda pelos respetivos requerimentos para poder avançar com os pagamentos que já estão disponiveis!

Destaques V+