Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quer queimar calorias? Faça a "Silly Walk" dos Monty Python

12 jan, 2023 - 06:32 • Hugo Monteiro , Daniela Espírito Santo

Ser fã dos Monty Python pode fazer bem à saúde.

A+ / A-
"Silly Walk" dos Monty Python, uma boa forma de queimar calorias
"Silly Walk" dos Monty Python, uma boa forma de queimar calorias

Conhecer bem os sketches dos comediantes britânicos Monty Python pode fazer bem à saúde.

Passamos a explicar: um professor na Universidade Estatal do Arizona, de seu nome Glenn Gaesser, dedicou a sua vida a analisar os gastos calóricos de diferentes tipos de exercício físico.

Fã confesso do humor britânico dos anos 70, acabou por incluir nas suas experiências as estranhas formas de caminhar das personagens de uma das mais conhecidas rábulas de "Monty Python Flying Circus" - o do "Ministry of Silly Walks" (Ministério dos Andares - ou caminhares - Estranhos, em português).

Pelo caminho, descobriu que caminhar como o Sr. Teabag (a personagem de John Cleese) queima praticamente duas vezes e meia mais calorias do que um andar normal.

Este tipo de caminhar é muito semelhante a uma corrida de cerca de nove quilómetros por hora, adianta o especialista, entrevistado pela CNN.

O estudo contou com 13 "cobaias", que não se importaram de ser escrutinadas enquanto se moviam para a frente com as pernas dobradas, davam chutos no ar ou saltos para trás... Recomeçar esta coreografia mais uma série de vezes pode ser a nova forma de manter a forma.

"Descobrimos que quem andava assim queimava quase 2,5 vezes mais calorias do que quem anda normalmente. É realmente extraordinário", diz.

Com base nestes dados, Glenn Gaeser avança que, se uma pessoa caminhar desta forma durante “aproximadamente 11 minutos por dia”, gasta pelo menos mais cem calorias por dia e ultrapassa facilmente os 75 minutos de atividade física vigorosa semanal aconselhados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (a CDC).

[notícia atualizada às 08h12 de 12 de janeiro de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+