A+ / A-

Pastoral da família e pastoral social são duas das prioridades para D. José Traquina

09 nov, 2017 - 23:25

O novo bispo de Santarém despediu-se esta quinta-feira da diocese de Lisboa.

A+ / A-

D. José Traquina admite que ainda não conhece bem a diocese de Santarém, mas diz que há trabalho feito e preparado. Ainda assim, em declarações à Renascença, o novo bispo sublinha algumas preocupações permanentes.

“Tudo o que diz respeito à transmissão da Fé de geração para geração, tudo o que diz respeito à iniciação cristã entre jovens, o que diz respeito à pastoral da família – nomeadamente a pastoral dos casais novos -, tudo o que diz respeito à pastoral social de atenção aos mais necessitados, o apoio que é preciso fazer, as necessidades emergem quando menos esperamos, mas precisamos de estar preparados para responder às carências. Isso como testemunho da fé que celebramos”, disse.

No final da cerimónia, no seminário dos Olivais, e depois de receber uma imagem de S. José oferecida pelo clero de Lisboa, o novo bispo de Santarém garantiu ir dar tudo de si no seu novo cargo, tal como Jesus pediu aos apóstolos.

Para D. José Traquina “a vida é surpreendente e é preciso aceitar desafios”.

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu à celebração de despedida de D. José Traquina como bispo-auxiliar de Lisboa.

D. Manuel Clemente elogiou o trabalho que fez na diocese de Lisboa e apesar de "perder" um bispo auxiliar, o cardeal patriarca vê a nomeação do novo bispo com naturalidade. E lembra que a Igreja é a mesma em qualquer lugar.

“Com a normalidade e o significado que estas coisas têm na igreja. Nós nascemos e crescemos nas dioceses mas a Igreja é a mesma em todo o lado, em união com a igreja de Roma, nós estamos disponíveis para o que for preciso. O Santo Padre chamou com D. José Traquina depois de um belíssimo trabalho que aqui prestou em Lisboa para servir na diocese irmã de santarém. Parte mas é outra maneira de ficar connosco”, referiu.

A entrada solene de D. José Traquina na diocese de Santarém deverá ocorrer no dia 26. O novo bispo substitui D. Manuel Pelino, que pediu ao Papa renúncia ao cargo por limite de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+