Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agência Europeia do Medicamento. Paulo Rangel põe culpas no Governo

20 nov, 2017 - 22:44

“Se a escolha inicial tivesse sido o Porto, as chances de podermos ganhar eram bastante maiores”, afirma o eurodeputado social-democrata.

A+ / A-

Se o Porto tivesse sido a primeira escolha de Portugal na corrida à Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) as hipóteses de sucesso seriam maiores, defende o social-democrata Paulo Rangel.

Em declarações à Renascença, o eurodeputado recorda que Lisboa foi a opção inicial, o que acabou por penalizar a candidatura do país.

“A 30 de Setembro, quando saiu o relatório técnico, o critério que mais penalizada o Porto era a circunstância de um país como Portugal, com a sua dimensão, já ter duas agências e as duas agências serem em Lisboa. Nós andámos durante cinco ou seis meses a patrocinar uma candidatura que teria sido escolhida à partida, porque o Porto foi prejudicado por nós já termos duas agências.”

Paulo Rangel reconhece que não foi por esse facto que o Portugal foi derrotado, mas critica a estratégia inicial do Governo.

“De maneira nenhuma eu quero dizer, porque a concorrência era muito forte, que se a candidatura tivesse sido feita em tempo nós pudéssemos ter ganho, mas não tenho dúvidas nenhumas de que, se a escolha inicial do Governo tivesse sido o Porto, as chances de podermos ganhar eram bastante maiores. Não quer dizer que ganhássemos”, sublinha.

Paulo Rangel ainda critica o facto de o ministro dos Negócios Estrangeiros não ter estado esta segunda-feira em Bruxelas a acompanhar o processo de votação. O eurodeputado pede mesmo explicações a Augusto Santos Silva.

Contacto pela Renascença, o Ministério dos Negócios Estrangeiros explica que Augusto Santos Silva está a acompanhar a visita do primeiro-ministro, António Costa, à Tunísia.

Portugal esteve representado em Bruxelas pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Ana Paula Zacarias disse que, apesar do Porto ter perdido, ficou num “honroso sétimo lugar em 19 candidaturas”.

A cidade holandesa de Amsterdão venceu esta segunda-feira a corrida para receber a Agência Europeia do Medicamento, que está instalada no Reino Unido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • para.intriguista
    21 nov, 2017 port 18:18
    E incendiario da politica não lhe falta nada!
  • ó Rangel
    21 nov, 2017 lis 13:39
    Apresenta aos portugueses um relatório do que já fizeste como deputado europeu!...ZERO!
  • Rangel
    21 nov, 2017 lx 13:37
    O cúmulo do ridículo!...
  • este anormal
    21 nov, 2017 lx 13:32
    é o pior cartão de visita que Portugal poderia ter lá fora! Não se esqueçam de voltar a votar neste verme para nos representar ridiculamente, lá fora!
  • ólhó papão
    21 nov, 2017 lx 13:29
    Este gajo é mesmo ridículo!...Se não existisse tinha de ser inventado! O gajo não sabe fazer mais nada do que correr atrás das desgraças, para atacar! Que grande cromo!
  • Eborense
    21 nov, 2017 Évora 11:59
    Ó Rangel! Acha mesmo que o Governo foi culpado? Mas um governo, que não teve culpa dos incêndios, que não teve culpa do roubo das armas, que não teve culpa da Legionella, etc. etc., ou seja, que não tem culpa de nada, ia ter culpa da agência do medicamento não vir para Portugal? Não faz nenhum sentido, Rangel!
  • Manuel
    21 nov, 2017 Moura 11:11
    Que ridículo é este individuo, grande totó, são umas atrás das outras.
  • isidoro foito
    21 nov, 2017 elvas 11:03
    logo este palhaço não viesse dizer que a culpa é do governo , este tipo cada vez que abre a boca ou sai mosca ou entra trampa , é mesmo um parasita da sociedade, queria isto ser secretario geral do PSD, só quando as galinhas tiverem dentes
  • Gui
    21 nov, 2017 Gui 10:54
    Sabes que mais?? Perdestes uma oportunidade de estar calado! Isso é um assunto do Kosta, ele que o resolva!
  • barsanulfo
    21 nov, 2017 alcains 10:32
    O Sr. Presidente da República, o qual este triste traste, e outros, figurante e figurão inútil, apelidou de "catavento", afirmou públicamente que ( sic: o governo fez um excelente trabalho e apresentou um forte candidatura, mas sempre soube que as nossas possibilidades eram poucas !!!! ) . O bisaro, inútil panfletário do ex-PSD, por mais pérolas que lhe atirem, jamais deixará de ser um reles bisaro| Ponto final!

Destaques V+