Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores “a partir pedra”. Reunião retomada às 17h30

17 nov, 2017 - 01:32

Houve avanços entre as partes. Mário Nogueira confirma que o tempo de trabalho “vai ser recuperado” e começa ainda na actual legislatura.

A+ / A-

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, confirma avanços após reunião com o Ministério da Educação, mas a negociação vai continuar. A próxima reunião é esta sexta-feira a partir das 17h30 depois de horas "a partir pedra".

Mário Nogueira confirma que o Governo vai começar a pagar a reposição salarial do tempo de serviço congelado ainda nesta legislatura e não só em 2020.

Ficou claro, para a Fenprof, que, se “os professores perderam nove anos, quatro meses e dois dias, é esse o tempo que terá de surgir esta sexta-feira no documento e que o início da recuperação terá lugar ainda na actual legislatura, não em 2020”.

“Estamos ainda a discutir o términus dessa recuperação”, refere Mário Nogueira. “O tempo vai ser recuperado. O tempo de serviço não se negoceia, conta-se”, referiu.

O sindicalista, sem dar todos os pormenores, adianta que “vai ser respeitado integralmente o estatuto da carreira docente, o que significa que não haverá qualquer mexida no estatuto”.

Mário Nogueira garante ainda que em Janeiro os professores “vão ser colocados no escalão a que têm direito”.

Na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, que decorreu na quarta-feira no parlamento, a secretária de Estado Alexandra Leitão já tinha revelado que qualquer reposição do tempo de serviço dos professores ficaria de fora do próximo orçamento.

Na terça-feira, o primeiro-ministro anunciou que o cronómetro da carreira dos professores iria voltar a contar para efeitos de progressão, lembrando no entanto que a reposição imediata e total dos anos de congelamento custaria 650 milhões de euros.

[actualizado às 02h00]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AF
    17 nov, 2017 Fafe 09:38
    Bom dia sr. Mário Nogueira. Posso inscrever-me no seu sindicato? ...Não ...Não sou professor...Sou artesão! mas sabe...que diabo,tenho 55 anos e,somente a 6ªclasse, aprendi a minha "arte" a partir dos 8 anos e, aos 12, tornei-me profissional "a tempo inteiro! Nunca tive um mês de férias completo, trabalhei sempre mais do que o horário instituído legalmente... E, durante 30 anos recebi somente o salário mínimo! Há alguns anos passei a trabalhar por conta própria. Mas...Bolas! Mesmo assim ainda ganho "poucochinho" ,comparado com o que ganham os seus camaradas de sindicato, e ( restantes funcionários da sua empresa)...! Então pensei ...como o senhor dá uns "abanões" no sr. Costa e no sr. Centeno e eles cedem logo, e dão tudo o que exige ...o seu sindicato é o ideal para mim! Sabe ao longo dos últimos anos eu também perdi muito rendimento! Sei que talvez não perceba de empresas! Afinal outros lhe pagam e, o senhor não tem que se incomodar com isso...Mas connosco é diferente... e, para competir com outras empresas, temos que reduzir preços...e claro pagar os impostos que o seu "patrão" nos cobra! Por isso também gostaria de ser promovido e ver reposto tudo o me tiraram nos últimos anos. Inclua-me no seu sindicato... será mais um! E, afinal isto é só para pagar daqui por anos! ...Coitados dos nossos filhos!
  • tuga
    17 nov, 2017 Lisboa 08:58
    Este mário nogueira para além de estar ao serviço do PCP/CGTP que mais faz na vida?? dá aulas onde?? é professor de quê??? O que Portugal espera há 43 anos é de uma reforma do estado!! onde há funcionários a mais ou a menos, restruturar o ensino, modernizar serviços, etc. navega-se à vista com leis avulsas muitas estupidas e continua-se sem uma estratégia para o futuro. Tudo a gamar impunemente, a insegurança dos cidadãos é total, o parlamente entretido com racismos, leis para cães, panascas, legalizar cadastrados e outras banalidades, estamos a deixar uma bela herança às gerações vindouras.

Destaques V+