Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Capital da Índia envolta em enorme nuvem tóxica

08 nov, 2017 - 17:26

Autoridades tomaram medidas de emergência em Nova Deli. Escolas foram encerradas até ao final da semana e as actividades ao ar livre foram desaconselhadas.

A+ / A-
Nova Deli envolta em nuvem tóxica
Nova Deli envolta em nuvem tóxica

Nova Deli, na Índia, está envolva há vários dias por uma nuvem de poluição de grandes dimensões que já levou o Governo a ordenar o encerramento das escolas até ao final da semana.

O “smog” está a ameaçar a saúde na capital indiana. Em alguns locais, os níveis de poluição atingiram o valor máximo no índice que mede as partículas tóxicas no ar.

“A qualidade do ar em Nova Deli está a deteriorar-se. Não nos podemos comprometer com a saúde das crianças nesta altura”, declarou Manish Sisodia, dos serviços de saúde locais, que ordenou o encerramento das escolas.

As autoridades de Deli, que descreveram a cidade como uma “câmara de gás”, tinha ordenado anteriormente que as escolas fechassem apenas esta quarta-feira, uma medida que foi agora prolongada.

O Ministério da Saúde da Índia também está a aconselhar as pessoas com problemas respiratórios e as crianças a ficaram em casa.

“As pessoas devem evitar caminhadas matinais ou outras actividades físicas ao ar livre que aumentam as necessidades respiratórias”, avisou a tutela.

Nos últimos anos Nova Deli limitou a utilização de automóveis na cidade e aplicou taxas aos veículos pesados de mercadorias, mas as medidas para tentar travar a poluição não surtiram efeitos.

O governo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, já pediu que Deli e outros estados do Norte da Índia implementem medidas rapidamente para combater a poluição atmosférica na capital.

Utilizar helicópteros para largar água sobre a cidade, proibir as queimadas nas quintas dos estados vizinhos do Punjab, Haryana e Uttar Pradesh e os veículos com níveis elevados de emissões de Co2 são algumas das medidas defendidas pelo governo indiano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+