Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémios Pulitzer para investigação Panama Papers

11 abr, 2017 - 01:57

Investigação sobre paraísos fiscais ainda dura.

A+ / A-

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, o grupo McClatchy e o Miami Herald, que juntaram um grupo de 400 jornalistas para examinarem os Documentos do Panamá, receberam, na segunda-feira, o prémio Pulitzer por reportagem interpretativa.

Este grupo de jornalistas expôs a forma como políticos, criminosos e pessoas ricas desviam dinheiro para contas em paraísos fiscais, também designados como locais 'offshore', através da análise daqueles documentos, também designados pela expressão em Inglês "Panama Papers".

Considerados os prémios mais prestigiantes do jornalismo que se faz nos EUA, os Pulitzer são atribuídos em 14 categorias de jornalismo, fotografia, crítica e comentário de jornais, revistas e sítios na internet.

Os prémios são também entregues em outras sete categorias, incluindo ficção, drama e música.

Esta é a 101.ª edição dos Prémios, que foram estabelecidos pelo editor Joseph Pulitzer.

Os distinguidos na categoria de serviço público recebem uma medalha de ouro. Os outros 15 mil dólares (14 mil euros) cada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pais
    11 abr, 2017 Lisboa 10:11
    Não se referem a Portugal, pois este tema está bem arrumado, para não mexer nas minhocas...
  • JP
    11 abr, 2017 Cegões 08:33
    Qual investigação. Em Portugal só descobriram o Putin, o Vilarinho e o Salgado. Muita parra e pouca uva.

Destaques V+