Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Panama Papers. Fisco investiga 165 contribuintes em Portugal

30 mai, 2017 - 20:12

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirma que que não se deve esperar um enorme resultado em termos de cobrança a partir de fugas de informação ocasionais.

A+ / A-

A Autoridade Tributária está a investigar 165 contribuintes em Portugal na sequência dos chamados “Panama Papers”.

A revelação foi feita esta terça-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, em Bruxelas numa audição no Parlamento Europeu.

“A questão dos Panama Papers levantou novamente a atenção pública para estas questões, uma vez que foram revelados documentos relativos a diversas práticas de evasão fiscal. Na sequência da disponibilização desta informação a administração fiscal portuguesa, como outras, actuou identificando entre as pessoas mencionadas nos Panamá Papers cerca de 165 residentes em Portugal, que foram priorizados para investigação tributária que tem estado a decorrer.”

Depois da audição com os eurodeputados, Rocha Andrade disse aos jornalistas, em Bruxelas, que não se deve esperar um enorme resultado em termos de cobrança a partir de fugas de informação ocasionais.

“Tenho sobretudo a convicção de que são processos muito complexos, processos que levam tempo devido à necessidade de troca de informação. E tenho outro pensamento sobre o assunto: não devemos esperar um enorme resultado em termos de cobrança a partir de fugas de informação ocasionais. Temos é que construir os mecanismos para que esta troca de informação exista de forma sistemática”, defende o governante.

Relativamente à investigação em curso por parte do fisco, Rocha Andrade admitiu que é complexa e que os 165 contribuintes dos “Panama Papers” que estão a ser investigados em Portugal se tratam de pessoas singulares e colectivas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+