Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prisão perpétua para autor de ataque em Nova Iorque em 2017

14 mar, 2023 - 10:32 • Lusa com redação

O júri não alcançou a unanimidade para condenar Sayfullo Saipov à pena de morte.

A+ / A-

O autor do atentado terrorista do Estado Islâmico que matou oito pessoas em 2017 em Nova Iorque foi condenado a prisão perpétua.

O uzbeque Sayfullo Saipov foi considerado culpado no final de janeiro pela morte de oito pessoas, mas o júri não alcançou a unanimidade para condená-lo à pena de morte.

Em outubro de 2017, Saipov investiu a carrinha contra quem passava numa ciclovia movimentada em Manhattan, matando oito pessoas e causando vários feridos.

Depois de ter sido considerado culpado, o júri teve que decidir se aplicaria a pena de morte, conforme solicitado pelo Departamento de Justiça, ainda durante a administração do ex-Presidente Donald Trump (2017-2021).

No entanto, a pena capital deve ser pronunciada por unanimidade e, caso contrário, o réu cumpre automaticamente prisão perpétua.

Em comunicado, o Departamento de Justiça sublinhou que Saipov passará o resto da sua vida na prisão "sem possibilidade de sair sob fiança".

Este foi o ataque mais mortal em Nova Iorque, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Sayfullo Saipov reconheceu ser o autor de uma mensagem escrita em árabe que fazia referência ao autoproclamado EI, encontrada, a par com uma bandeira do grupo extremista, junto da carrinha utilizada no ataque ocorrido perto do memorial do World Trade Center.

Este julgamento foi o primeiro a nível federal do mandato de Joe Biden em que estava em causa a pena de morte. O presidente democrata, eleito em 2020, tinha prometido trabalhar para abolir a pena de morte a nível federal, sem impedir aquelas decididas pelos estados.

A pena de morte foi abolida no Estado de Nova Iorque, mas pode ser aplicada no caso de um julgamento federal. No entanto, a última execução ocorreu há várias décadas neste Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+