Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Três homens acusados de planear ataques terroristas em Nova Iorque

07 out, 2017 - 00:16

Os ataques seriam em locais emblemáticos e com muitas pessoas, como a Times Square, a rede de metro e concertos.

A+ / A-

Três homens foram acusados pelas autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, de terem planeado vários ataques terroristas durante o Verão de 2016, anunciou o Departamento de Justiça norte-americano.

Segundo as autoridades, os ataques seriam em locais emblemáticos e com muitas pessoas, como a Times Square, a rede de metro e concertos.

Abdulrahman El Bahnasawy, canadiano de 19 anos, Talha Haroon, norte-americano de 19 anos, residente no Paquistão, e Rusell Salic, filipino de 37 anos, pretendiam demonstrar o seu apoio ao autoproclamado Estado Islâmico e acabaram detidos.

"Comunicando através de mensagens na internet, os três homens alegadamente planearam executar ataques com bombas e tiroteios em zonas da cidade de Nova Iorque densamente povoadas durante o mês do Ramadão em 2016, em nome do Estado Islâmico", refere o Departamento de Justiça em comunicado.

Segundo o documento, El Bahnasawy comprou manterias para fabricar bombas e foi preso em maio de 2016 depois de viajar do Canadá para o Estados Unidos para executar os ataques e declarou-se culpado.

Talha Haroon, que estava em contacto com El Bahnasawy, foi detido no Paquistão em setembro de 2016 e aguarda extradição para os Estados Unidos.

O filipino Rusell Salic terá disponibilizado meios económicos para a operação e foi detido em Abril deste ano nas Filipinas, aguardando também a extradição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+