Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra da Administração Interna exigiu sair para preservar “dignidade pessoal”

18 out, 2017 - 09:01

Constança Urbano de Sousa diz que pediu “insistentemente” para sair após a tragédia de Pedrógão. Agora, Costa aceitou.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, apresentou o pedido de demissão, que foi aceite pelo primeiro-ministro, anunciou o gabinete de António Costa.

"A ministra da Administração Interna apresentou-me formalmente o seu pedido de demissão em termos que não posso recusar", pode ler-se na nota assinada por António Costa.

No comunicado, o primeiro-ministro agradece publicamente “a dedicação e empenho com que [a ministra] serviu o país no desempenho das suas funções”.

A responsável do Governo pela Protecção Civil não resistiu, assim, a toda a problemática em torno dos incêndios. Ao longo dos últimos meses, e sobretudo depois de Pedrógão Grande, Constança Urbano de Sousa tem sido pressionada a abandonar o cargo, mas só agora o fez.

Na carta de demissão, diz a António Costa que "tem de aceitar" o seu pedido, "até para preservar a minha dignidade pessoal".

Na mesma missiva diz que pediu “insistentemente” para ser libertada das suas funções após a tragédia de Pedrógão, mas que deu “tempo” ao primeiro-ministro para encontrar substituto/a, razão pela qual não apresentou formalmente a demissão.

"Pediu-me para me manter em funções, sempre com o argumento que não podemos ir pelo caminho mais fácil, mas sim enfrentar as adversidades, bem como para preparar a reforma do modelo de prevenção e combate a incêndios florestais, conforme viesse a ser proposta pela Comissão técnica Independente", refere a carta da ministra.

"Manifestou-se sempre a sua confiança, o que naturalmente reconheço e revela a grandeza de carácter que sempre lhe reconheci", acrescenta.

Constança Urbano de Sousa sublinha que aceitou assumir funções no Governo de António Costa "apenas com o propósito de servir o País e o Governo", a que teve "a honra de pertencer".

"Tendo terminado o período crítico desta tragédia e estando já preparadas as propostas de medidas a discutir no Conselho de Ministros extraordinário de dia 21 de Outubro, considero que estão esgotadas todas as condições para me manter em funções, pelo que lhe apresento agora, formalmente, o meu pedido de demissão, que tem de aceitar, até para preservar a minha dignidade pessoal", conclui a ministra na carta enviada a António Costa.

Queda após declaração do Presidente

Numa mensagem dirigida ao país, na noite de terça-feira, o Presidente da República admitiu que os mais de 100 mortos causados pela vaga de incêndios de Junho (Pedrógão Grande) e do último fim-de-semana são "um peso enorme” na consciência e no seu mandato presidencial.

O Presidente salientou ainda que a moção de censura apresentada pelo CDS implica uma clarificação por parte do Parlamento e pediu um “novo ciclo”, avisando que é preciso identificar o quê e quem melhor serve esse ciclo.

Antes, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, anunciou antes a apresentação de uma moção de censura ao Governo, pelo que disse ser a falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger as pessoas".


Leia aqui na íntegra a carta que Constança Urbano de Sousa enviou ao primeiro-ministro.

O Verão sem fim da ministra da Administração Interna
O Verão sem fim da ministra da Administração Interna
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 18 out, 2017 21:17
    A ministra não tem culpa culpa tem os presidentes de câmara que nada fizeram para limpar as suas aldeias ou mandar limpar ganham tanto dinheiro só para serem eleitos para que o governo tenha culpa então não é preciso presidentes de câmara
  • Cidadao....
    18 out, 2017 Viseu 13:15
    Ja é tarde para a preservar!
  • 18 out, 2017 12:39
    O pais merece mais!
  • Rosinda
    18 out, 2017 12:33
    O senhor que esta a falar e melhor ir dar graxa ao cagado!
  • G Lucas
    18 out, 2017 Setúbal 12:27
    O autor desta "noticia" não faz trabalho sério. O presidente não salientou nada em relação à moçao do CDS. E o escrevinhador sabe isso. Lamentável ser mentiroso e ser pago, pretensamente, para informar
  • mendes
    18 out, 2017 braga 11:56
    ora ai esta mais uma prova das mentiras deste governo hoje dizem uma coisa amanha dizem outra ainda a semana passada esta burra disse na assembleia da republica que nao se demitia agora vem dizer que ja tinha pedido a demissao e que o costa nao aceitou entao ou ela e mentirosa e burra ou a culpa nao e dela mas do costa se bem que o costa nunca demite ninguem porque para ele desde que estejam do seu lado ja sao todos santos
  • Ernesto Ribeiro
    18 out, 2017 Esposende 11:31
    Fiz bem a ministra sair mas não é culpa dela,mas sim desses criminosos
  • hugo
    18 out, 2017 silves 11:20
    A pessoa menos culpada paga o pato. Fazem fogo de artificio com seca extrema, queimadas, usam roçadoras, moto-serras e depois a culpa é do governo?
  • Maria
    18 out, 2017 Paredes 11:12
    Exigiu sair é para rir? a situação é demasiado penosa para tal, falta de vergonha.
  • rosinda
    18 out, 2017 palmela 11:06
    Sendo assim quem tem de sair e antonio costa! Por fazer chantagem psicologica com a ministra da administracao interna!

Destaques V+