Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês

​Ministério Público arresta propriedades de José Sócrates

07 out, 2017 - 11:30

A investigação concluiu que o ex-líder socialista terá recebido ilicitamente 32 milhões de euros, ficando os bens arrestados como garantia caso Sócrates venha a ser condenado.

A+ / A-

O Ministério Público mandou arrestar três casas e uma herdade pertencentes ao antigo primeiro-ministro, José Sócrates. A notícia é avançada na edição deste sábado do jornal "Expresso". A investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) concluiu que o ex-líder socialista terá recebido ilicitamente 32 milhões de euros no âmbito da Operação Marquês, ficando os bens arrestados como garantia caso José Sócrates venha a ser condenado.

Em causa estão três imóveis, que foram vendidos pela mãe de José Sócrates ao amigo Carlos Santos Silva, e a herdade de Montemor-o-Novo, que está em nome da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava.

O arresto de bens acontece depois de o DCIAP ter descoberto que o ex-governante recebeu 32 milhões de euros ilícitos do Estado e que agora vão ser ressarcidos. Além das propriedades, o Estado vai pedir a restante quantia (cerca de 15 milhões de euros) vindos de uma conta que José Sócrates tem na Suíça.

No âmbito da "Operação Marquês", José Sócrates está indiciado pela prática de eventuais crimes de corrupção, fraude fiscal, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, falsificação e tráfico de influência. Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, Armando Vara, ex-administrador da CGD, bem como Zeinal Bava e Henrique Granadeiro (antigos administradores da PT) são também visados no processo que conta com 31 arguidos constituídos, 22 singulares e nove colectivos.

Entre os arguidos estão ainda Carlos Santos Silva, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Hélder Bataglia.

O processo arrasta-se desde Julho de 2013. José Sócrates, que foi detido a 1 de Novembro de 2014 e cumpriu dez meses de prisão preventiva, suspeito de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

O despacho de acusação poderá estar pronto já na próxima semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SALAZAR
    07 out, 2017 LX 17:57
    COMO É QUE ALGUÉM QUE FOI DEPUTADO, MINISTRO E PRIMEIRO-MINISTRO PODE TER MAIS DE 30 MILHÕES? NEM A TRABALHAR A VIDA TODA. É ÓBVIO QUE OS ROUBOU. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. MEGA-CORRUPTO. EM PORTUGAL INFELIZMENTE SÃO AOS MILHARES COMO ELE.
  • VIGARIZADO
    07 out, 2017 almalaguês 16:10
    Ó LEONARDO aí do fundo. Não compares alhos com bugalhos. ESTE CASO MARQUÊS (Sócrates), é um POLVO com muitos tentáculos e podes ter a certeza que as investigações não conseguiram chegar a todos os POÇOS. Contudo, creio, como em tudo o que é de colarinho engomado, ou branco, a montanha vai parir uma formiga. EU, não tenho o direito de condenar ou defender Sócrates e outros, pois até foi com o meu voto que ele foi P.Ministro e dada a pouca vergonha e tanta falta de honestidade destes políticos, nestas últimas eleições , votei nulo e creio que enquanto for vivo, é assim que vou fazer. Mas Sr. Leonardo, não será por culpa destes políticos que as pensões de reforma e os ordenados em geral, são uma miséria neste País ? CLARO, QUE DESTA MANEIRA, O DINHEIRO NÃO CHEGA PARA TUDO !
  • lv
    07 out, 2017 lx 15:26
    Será que os VIDALHOS do Antigo Regime, que agora descobriram mais esta bomba, vão ter tempo até a acusação de lhe fazer quinze perguntas?!
  • maria
    07 out, 2017 lisboa 14:04
    nao te preocupes socrates amigo as mulheres socialistas estao contigo e tens muitos amigos no ps que te vao tirar dessa -como disse o teu amigo mario soares tu nao fizeste nada de mal
  • mendes
    07 out, 2017 braga 13:51
    entao o coitadinho disse que pediu a reforma porque nao tinha dinheiro e tem uma conta na suisa com milhoes
  • Alberto
    07 out, 2017 FUNCHAL 13:17
    E eu a pensar que ele vivia da Reforma como Agente Técnico da Câmara da Guarda! Mas também podia ter amigos que lhe dessem prendas de aniversário de 12 milhões!! Tenho eu pena de não ter nenhum desses!
  • Aurélio
    07 out, 2017 Feteiras 12:53
    Ora aí está um 1º Ministro que foi "exemplar"...
  • Leonardo
    07 out, 2017 Massamá 12:32
    A verdade é esta........Quando o prenderam em direto para a TVI não tinham nada contra o homem, só conversa.........agora passados 4 anos é que fazem arrestos e na altura da prisão não fizeram porquê...........quem não apanha o Sócrates não apanha ninguém!...agora as violações do Estado de Direito foram mais que muitas.........vejam o caso Madof e aprendam alguma coisa...........foram 8 anos a investigar e em seis meses acusaram, julgaram e o Tribunal condenou ok
  • Mario
    07 out, 2017 Portugal 11:56
    O caso mais absurdo da justiça Portuguesa que se arrasta durante anos e nunca tem uma solução.

Destaques V+