Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rajoy. “Espanha continuará a ser Espanha"

07 out, 2017 - 22:36

Primeiro-ministro espanhol deu uma entrevista ao El País onde abordou o “caso” Catalunha.

A+ / A-

Veja também:


O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, deixa um aviso aos que pretendem a independência: “Que tenham a total e absoluta certeza que 0 Governo vai impedir que qualquer declaração de independência se traduza em alguma coisa. Espanha vai continuar a ser Espanha e vai continuar a sê-lo durante muito tempo".

Rajoy admite que pode recorrer à Constituição para suspender a autonomia da Catalunha, caso seja declarada a independência, e deixou um apelo aos catalães "moderados" para que afastem os radicais.

Estes são os primeiros dados da entrevista do primeiro-ministro espanhol ao diário “El Pais”, que é publicada este domingo.

Rajoy reafirmou ainda vai manter a polícia nacional na Catalunha até que a situação regresse à normalidade.

O primeiro-ministro exclui qualquer mediação - como sugeriu a Suíça - para mediar a crise com aquela província autonómica, argumentando que “para dialogar, é preciso agir dentro da legalidade”.

Ao mesmo tempo que a edição online do diário espanhol publicava os primeiros dados da entrevista, Carles Puigdemont, presidente do governo catalão, falou à televisão catalã para dizer que “a chave para resolver o conflito é a auto-determinação” da Catalunha.

Este sábado foi também de manifestações mas, desta vez, nem a favor nem contra a independência da Catalunha. O que largos milhares de pessoas disseram nas ruas de várias cidades espanholas, incluindo Barcelona, foi que a situação não se pode degradar mais e que o diálogo deve prevalecer face às posições extremadas dos últimos dias.

Vestidos de branco, sem bandeiras ou outros símbolos que identificassem qualquer uma das partes, os manifestantes usaram palavras de ordem como “A Espanha é melhor que os seus lideres” e “Vamos falar”.

À margem das manifestações - e a três dias do discurso em que o presidente catalão deverá declarar a independência, sucedem-se as noticias sobre empresas que vão retirar as suas sedes da Catalunha. A mais recente é a empresa “Aguas de Barcelona”, que prepara a sua mudança para Madrid. Em apenas uma semana, são já cerca de uma dezena as grandes empresas ou bancos que anunciaram a sua intenção de deixar a Catalunha.

A justiça espanhola considerou ilegal o referendo para a independência convocado para 1 de Outubro pelo governo regional catalão. O dia acabou por ser violento com quase 900 feridos.

Segundo dados da Generalitat, 43,03% dos 5,3 milhões de eleitores conseguiram votar e 90,18% deles votaram a favor da independência.

Como é que a Catalunha chegou até aqui?
Como é que a Catalunha chegou até aqui?
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    08 out, 2017 LISBOA 22:25
    A "Europa" no seu melhor de hipocrisia e falsidade. A "Espanha" ( não é uma Nação, é um Estado construído de Nações) como sempre foi na sua prepotência e intolerância... o resto do Mundo a assobiar para o lado ( longe - não tanto como isso- vão os tempos dos indefectíveis defensores do Direito dos POvs a Autodeterminarem o seu destino - Independência ou não ). O Mundo cada vez mais controlador a caminho da tirania encapotada.
  • José
    08 out, 2017 Parede 12:06
    Espanha opressora e autoritária devolve-nos Olivença ... !!! assim se cumprirá a legalidade/os tratados de que tanto falas.
  • Carlos Silva
    07 out, 2017 Albufeira 23:02
    Claro que sim mas... sem as regiões que querem ser independentes e já agora... sem Portugal.

Destaques V+