Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trabalhadores da Soflusa avançam com greve ao trabalho extraordinário

26 set, 2017 - 20:04

Situação "vai de mal a pior" nas duas empresas que operam no Tejo, a Soflusa e a Transtejo, afirmam sindicatos, que pediram uma reunião ao ministro da tutela.

A+ / A-

Os trabalhadores da Soflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, vão avançar com uma greve ao trabalho extraordinário, anunciou esta terça-feira fonte sindical.

"Os trabalhadores da Soflusa, num plenário da Comissão de Trabalhadores, decidiram avançar, para já, com uma greve ao trabalho extraordinário", disse à agência Lusa Carlos Costa, da Fectrans - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

A Fectrans, em comunicado, refere que já solicitou uma reunião com o ministro da tutela, acrescentado que a situação "vai de mal a pior" nas duas empresas que operam no Tejo, a Soflusa e a Transtejo.

Segundo o sindicalista, a situação na Soflusa vai agravar-se com a imobilização de um navio a partir de quarta-feira, o que vai por em causa várias carreiras por dia.

"Com a paragem de mais um navio por falta de certificado de navegação, a partir de quarta-feira, são esperadas mais supressões de carreiras na Soflusa, pois ficam apenas cinco navios disponíveis. A situação pode ainda piorar, pois um outro navio pode também vir a ter que parar", afirmou Carlos Costa.

Fonte oficial da Soflusa disse à agência Lusa que a administração não recebeu, até ao momento, qualquer aviso prévio de greve e explicou que está a tentar evitar a imobilização do navio.

"A Soflusa já solicitou a prorrogação do certificado de navegabilidade do catamarã 'Jorge de Sena', a fim de evitar a sua imobilização", explicou.

A Transtejo é a empresa responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com Lisboa, enquanto a Soflusa faz a ligação entre o Barreiro e Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    27 set, 2017 LISBOA 12:07
    Olhos passarões voltaram à boa vida, só faltavam estes da Soflusa e a Transtejo para comporem o ramalhete dos camaradas da CGTP ele há classes neste pais que só existem para xular os impostos dos outros. Também quem um aumentozinho de 400€ e promoção em janeiro como os outros... VÃO TRABALHAR , meus ricos impostos que servem só para entregar a este tipo de gente

Destaques V+