Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério Público quer suspeitos de Barcelona presos e acusados de terrorismo

22 ago, 2017 - 17:45

Dois dos suspeitos disseram ao juiz que o imã Abdel Baki Essati foi o instigador e mentor do plano terrorista.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) espanhol defende que os quatro suspeitos dos ataques na Catalunha sejam formalmente acusados de terrorista e fiquem em prisão preventiva.

Integração em organização terrorista, assassinato, destruição e posse de explosivos são os quatro crimes pelos quais o MP quer ver os suspeitos a responder em tribunal.

No final das audições desta terça-feira, o juiz da Audiência Nacional decretou a prisão preventiva apenas para dois homens: Mohamed Houli Chemal e Driss Oukabir.

Mohamed Aalla vai aguardar o desenrolar do processo em liberdade e Salah El Karib, vai continuar detido nas próximas 72 horas para a realização de novas inquirições.

Mohamed Houli Chemlal, Salh El Karib, Driss Oukabir e Mohamed Aalla foram ouvidos pela primeira vez na Audiência Nacional, em Madrid.

Dois dos suspeitos disseram ao juiz que o imã Abdel Baki Essati foi o instigador e mentor do plano terrorista, adianta uma fonte citada pela agência Reuters.

Abdel Baki Essati, que anteriormente cumpriu uma pena de prisão por tráfico de droga, morreu em resultado da explosão da casa de Alcanar que servia de base para a célula terrorista de Barcelona.

Durante a audição desta terça-feira, que decorreu à porta fechada, o arguido Mohamed Houli Chemlal admitiu que o grupo tinha planos para realizar um ataque de grandes dimensões com recurso a explosivos.

Segundo fontes judiciais ouvidas pelo "El Mundo", Chemlal afirmou que o plano era atacar a Sagrada Família e outros monumentos da capital da Catalunha.

O imã Abdel Baki Essati queria realizar um ataque suicida, de acordo com o testemunho de Chemlal.

O ataques da semana passada em Barcelona e Cambrils causaram 15 mortos, entre os quais duas cidadãs portuguesas, avó e neta, cujo funeral está marcado para quarta-feira.

[notícia actualizada às 21h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Morais Sidonio
    22 ago, 2017 VN de Gaia 20:50
    Porcos bastardos. Sofram como suínos no matadouro.
  • Eu
    22 ago, 2017 Serpa 19:10
    Ides sofrer que nem cães!
  • Paulo Ferreira
    22 ago, 2017 Lisbia 18:42
    E agora que são acusados? Não terão de lhes fazer aquilo que eles fizeram? Ninguém precisa de saber... siga...,

Destaques V+