Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Economia portuguesa cresce 2,8% no segundo trimestre

14 ago, 2017 - 11:12

PIB mantém pelo segundo trimestre consecutivo o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos 10 anos.

A+ / A-

A economia portuguesa voltou a crescer 2,8% no segundo trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 0,2%. Os números constam da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativas ao período entre Abril e Junho.

O Produto Interno Bruto (PIB) mantém assim, pelo segundo trimestre consecutivo, o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos 10 anos, que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Comparando com o primeiro trimestre de 2017, o PIB aumentou 0,2% em termos reais entre Abril e Junho, depois de no trimestre anterior ter registado um crescimento em cadeia de 1,0%.

Os dados hoje divulgados pelo INE ficam abaixo das estimativas dos analistas contactados anteriormente pela agência Lusa, uma vez que estes antecipavam, em média, que no segundo trimestre a economia portuguesa tivesse crescido 3% em termos homólogos e 0,4% em cadeia.

O Governo espera um crescimento do PIB de 1,8% este ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    15 ago, 2017 porto 15:58
    Nos meus tempos de catraio, oito, dez anos, também se registava um crescimento, mas no leite que era vendido pelas leiteiras porta a porta ou pelos galegos que por cá também o vendiam. Ora vejamos : as leiteiras aproveitavam uma distracção da malta e mijavam para dentro da vasilha, pelo que a quantidade crescia, bem como o lucro. Os galegos, punham o leite a ferver e quando estava quase no ponto, diziam: Dios te acrescente, Dios te acrescente e ele crescia até deitar por fora se o artista se distraía.... há outras coisa que em vez de crescerem, diminuem, que digam as utilizadoras !!!!
  • Ela
    14 ago, 2017 Lisboa 11:28
    É por isto que o Dr. Passos Coelho não consegue largar a questão de Pedrógão Grande. Pois. Não tem mais a que se agarrar!

Destaques V+