Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande. Costa não responde a críticas e aposta na reconstrução do território

11 ago, 2017 - 21:15

Governante esteve de visita à área ardida e confirmou que há “várias casas em reconstrução, 38, e cinco casas construídas”.

A+ / A-

O primeiro-ministro diz que as críticas que o PSD tem feito sobre Pedrogão Grande não lhe merecem comentários e sublinho que é preciso investir todo o esforço na reconstrução do território afectado pelo incêndio de Junho.

"Agora é preciso investirmos todo o nosso esforço na reconstrução deste território, quer das habitações das famílias, quer nas empresas que tem que voltar a laborar e aquilo que podemos ver e que já temos várias casas em reconstrução, 38, cinco casas construídas e os apoios às empresas estão abertos", afirmou António Costa.

O primeiro-ministro, que falava em Figueiró dos Vinhos, no final de uma visita à área ardida e às obras de reconstrução nos três municípios mais afectados pelo incêndio de Junho, adiantou que já foram adoptadas medidas de agilização à actividade agrícola, sendo que aqueles que possuem danos inferiores a mil euros, a segurança social pode apoiar directamente.

Nestas condições estão cerca de dois mil lesados e apenas 300 vão ter que apresentar candidaturas no âmbito do Programa de desenvolvimento Rural (PDR), sendo que o total destes atinge prejuízos de 18 milhões de euros.

O governante disse ainda que em relação ás críticas que têm sido feitas pela oposição e nomeadamente pelo PSD, não lhe merecem qualquer comentário.

Contudo, o primeiro-ministro disse que não entra em "jogos político-partidários" e adiantou que se a "oposição fizesse alguma coisa de útil "já não seria mau".

"Nestes dois meses há todo um trabalho a fazer. As câmaras municipais encontraram um modelo ágil de um projecto tipo usado pela câmara de Pombal e isso agiliza e acelera a obra. Arder, arde num instante reconstruir demora tempo. Há uma mobilização total das câmaras, das populações e da administração central para que se possa virar a página desta tragédia", disse.

Quanto ao futuro, adiantou que é essencial para este território planear-se a sua revitalização e adiantou que a Unidade de Missão Para a Valorização do Interior (UMVI) foi instalada em Pedrógão Grande para desenvolver a revitalização dos sete concelhos e o seu reordenamento florestal.

António Costa disse que o Governo aceitou desde a primeira hora a proposta do PSD de que houvesse uma comissão técnica independente dependente da Assembleia da República para esclarecer tudo o que havia para esclarecer de forma isenta e imparcial.

"Aceitámo-lo porque entendemos que as pessoas têm direito de saber tudo. A comissão tem técnicos altamente capacitados para apurar tudo o que houver a apurar. O pior que podia acontecer era antecipar e especular sobre conclusões", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Moleiro
    13 ago, 2017 V.Praia Âncora 10:15
    Este nunca responde a nada.Só o que lhe nteressa para propaganda.Fala-se de incêndios e ele fala de economia,desemprego e aumento das pensões que dá quatro e depois em impostos indirectos tira oito.Estamos perante um politico manipulador e o que diz não é verdade.A evolução favorável das finanças e da economia já vinha do outro governo.Razão porque com ajuda dos outros partidos da esquerda roubaram a governação a quem ganhou as eleições.Sabiam que tinham a governação facilitada e por isso a vida ía ser fácil ,dizer mal de quem governou até li e ir lambozando-se com os resultados que já se vinham a ver.Nem nos incêndios foram capazes de gerir.Pior resultado de área ardida no.País desde que somos Portugal.Gastam milhões em comunicações (Siresp)negociado por Costa,gastam milhões em meios aéreos e não aplicaram esse dinheiro na floresta porquê.E só porquê agora pedir ajuda à Europa? Preciso primeiro perder mais de metade da floresta,morrer pessoas,dar a ganhar aos amigos milhões e agora é que se viram para a Europa.Esta ajuda é controlada e judtificada, por isso só agora em último recurso recorrer lá. VERGONHA NACIONAL! Usurpadores de poder e maquiavélicos na forma de fazer politica.Pessoas de carácter duvidoso.Enfim o fim da picada num País que tem tudo para ser o melhor do mundo.Rua com estas gente.
  • Rui
    12 ago, 2017 Lisboa 20:00
    Este PSD está acabado já nem lhe respondem.
  • Urbano
    12 ago, 2017 Lisboa 04:22
    Este Costa à muito que está a ser queimado nestes incêndios sem fim, a culpa é dele próprio que se tem posto a jeito. Não conte (mais) comigo porque para este peditório já dei!
  • maria
    11 ago, 2017 lisboa 23:39
    O sr primeiro ministro é o responsável pelo estado, por causa da sua incompetência , demita-se
  • Pantufas
    11 ago, 2017 Lisboa 22:41
    Tenha juízo Sr COSTA o Sr e QUE não fez nada até agora.se não só aumentar os parasitas da FUNÇÃO PÚBLICA. Incompetente

Destaques V+