Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europa deve ser mais humana no acolhimento aos refugiados, diz Cáritas

30 jul, 2017 - 09:50

Eugénio da Fonseca lamenta as burocracias dos países europeus, que arranjam justificações falsas para evitar a entrada de migrantes e refugiados. As crianças, diz, são quem mais sofre.

A+ / A-

É preciso definir mecanismos facilitadores para o acolhimento de refugiados e a Europa não pode continuar a ignorar o flagelo do tráfico de seres humanos, diz a Cáritas, num dia em que o mundo lembra as vítimas deste crime.

Eugénio da Fonseca sublinha que muitos que fogem da guerra e de regimes totalitários e acabam por cair nesta nova forma de escravidão.

“Que se abram mecanismos mais facilitadores do acolhimento dessas pessoas, que muitas vezes fogem às guerras nos seus países, à repressão dos regimes totalitários nos seus países. São estas as causas mais persistentes que levam as pessoas a colocarem-se nas mãos dos traficantes. E colocadas aí, ficam totalmente escravos desses traficantes que lhes roubam os documentos, que lhes entregam a máfias onde a escravatura é notória e também, muitas vezes, a acções que não dignificam nada a vida das pessoas, como seja a prostituição e a comercialização das próprias pessoas.”

Neste que é o Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, a Cáritas acusa a Europa de dificultar o acolhimento de refugiados e migrantes.

“A Europa tem tido uma postura muitas vezes que roça o desumano, criando dificuldades de entrada, muitas vezes com justificações que não têm razão de ser, como por exemplo a segurança dos países de acolhimento, como a impossibilidade demográfica quando sabemos que muitas vezes se apela por outras vias ao recrutamento dessas pessoas para mão-de-obra mais barata”, diz.

“Temos de ser mais humanos, e facilitarmos, porque a arma que a Europa tem tido é dificultar o acesso, impondo restrições através de uma burocracia incompreensível”, afirma ainda Eugénio da Fonseca.

O presidente da Cáritas lembra, ainda, as crianças, como sendo uma das principais vítimas deste crime. “São as mais atingidas por esse outro infame negócio que é o tráfico de órgãos, mas também, vivendo essas situações com os seus pais ou parentes mais próximos, ficam irremediavelmente, muitas delas, com traumas que condicionam o seu futuro.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    07 set, 2017 lisboa 12:04
    O problema são os terroristas infiltrados.
  • Nero
    01 ago, 2017 Lisboa 12:40
    Os " omanitarios " da caritas e dos medi cos sem fronteiras deviam dar o exemplo e levar esses tadinhos para casa dekes e nao dos outros. Hipocritas.
  • Vasco
    31 jul, 2017 23:22
    Devemos ser mais humanos! E eles, mais selvagens, é que isto de ser bonzinho e em troca receber coices é um pouco amargo, depois há ainda o caso estranho, como é que uma pessoa vinda de um mundo miserável não consegue ser humilde perante aqueles que o acolhem , isto não será no geral mas infelizmente a maior parte assim é e depois resulta na rejeição por parte dos naturais.
  • José de Portugal
    31 jul, 2017 Algures - Minho 20:03
    Até a Cáritas ! Pró o próximo peditório vão levar nega.
  • Marcio
    30 jul, 2017 Coimbra 14:38
    Caritas deveria pensar e não falar como burrros!
  • Luís M.
    30 jul, 2017 Braga 12:52
    A Cáritas quer é as contas recheadas com milhões.
  • Mario
    30 jul, 2017 Portugal 12:37
    Sim os Europeus devem sair da Europa e o resto do mundo vem para aqui viver e assim seremos mais humanos. Oferecemos o que esta construído por nos e vamos viver para os escombros dos países deles...
  • Luciano
    30 jul, 2017 Damaia 12:21
    Sou contra a entrada de mais refugiados na Europa.Têm costumes diferentes dos nossos e não tentam integrar-se na nossa sociedade. Com raras excepções.
  • sousa
    30 jul, 2017 braga 12:02
    Mas o que tem de novo a opinião da Cáritas? É óbvio e toda a gente sabe aquilo que eles vem agora repetir. Estamos na época dos papagaios....falam falam falam mas não dizem nada de novo, e pior, não fazem nada de novo.
  • ze neves
    30 jul, 2017 lisboa 12:01
    digam-me uma coisa se souberem:porque razão essa gente em vez de virem prá EUROPA,não vão pra ISRAEL ou outros paises árabes porque?

Destaques V+