Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Temer cancela encontro com Marcelo e Costa

11 jun, 2017 - 11:33

"Surgiu um problema no programa do senhor Presidente da República Federativa e, pedindo muita desculpa, disse que não estava com disponibilidade de horário para poder aparecer", disse o chefe de Estado português.

A+ / A-
Marcelo no Brasil faz "o discurso do coração de Portugal"
Marcelo no Brasil faz "o discurso do coração de Portugal"

O Presidente da República português esclarece que esteve previsto um encontro, a pedido do seu homólogo brasileiro, em que participaria também o primeiro-ministro português, mas que foi cancelado por "um problema no programa" de Michel Temer.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estão em São Paulo e Rio de Janeiro este fim-de-semana para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

"Houve um pedido do senhor Presidente da República Federativa do Brasil, supondo que podia estar em São Paulo amanhã [domingo] de manhã, e pediu para ser recebido", afirmou aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma recepção com representantes da comunidade portuguesa, no Teatro Municipal de São Paulo, após um concerto da fadista Gisela João.

"Surgiu um problema no programa do senhor Presidente da República Federativa e, pedindo muita desculpa, disse que não estava com disponibilidade de horário para poder aparecer", disse o chefe de Estado português.

O encontro, mencionou, seria entre "o senhor Presidente Michel Temer, o Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal em simultâneo".

O cancelamento do encontro "não foi recente", afirmou ainda. "Já sabíamos que não era possível, com muita pena nossa", mencionou.

Antes, o Presidente afirmara: "Foi o essencial, que é o encontro entre povos. Há aqui um princípio básico, que é só dança quem está na roda, e quem está na roda, quer estar na roda".

Questionado sobre se há diferenças em relação à celebração do 10 de Junho no ano passado, em França, onde foi recebido pelo então Presidente francês, François Hollande, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que sim.

"Sim, mas nós não comentamos a política interna dos outros países nem os calendários e os programas de vida dos outros Presidentes. Há Presidentes que, em virtude de conjunturas que só eles conhecem e de problemas que só eles conhecem, têm mais disponibilidade que outros", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rr
    12 jun, 2017 Braganca 00:46
    Este Marcelo e costas só gostam de festas e vaidades .. É um convencido sem obra feita.... Anda a viver às custas do trabalho do anterior governo
  • Antonio C Novais
    11 jun, 2017 São Paulo 23:55
    Que papelão Sr. Temer...
  • José Emilio Gouveia
    11 jun, 2017 São Paulo 23:25
    Com certeza o sr Temer não está acostumado a lidar com pessoas honestas e certamente não saberia como se portar. Sorte do digníssimo presidente da nação tão séria.
  • isidoro foito
    11 jun, 2017 elvas 20:02
    está tao envolvido na corrupção que teve vergonha de aparecer ahahahahah
  • Antonio Almeida
    11 jun, 2017 V.N. de Gaia 17:05
    O Roque e a Amiga levaram uma tampa.
  • Pereira Carlos
    11 jun, 2017 Coimbra 16:37
    Boas tardes Este Costa e Marcelo são racistas, pois um fez a lei e outro aprovou. Estou a falar da lei racista de 35 h para os func. do Estado e 40 para o privado. Esta leis está a matar pessoas no SNS por falta de assistência.
  • 11 jun, 2017 16:26
    Há anões/anãs mentais que respiram o ar de pessoas no pleno uso das suas faculdades intelectuais e isso, deve-se ao facto da natureza ser generosa com esses seres que de humanos só têm aparência, alguns "comentários" são esclarecedores, "coitadas(os)" das (os) pindéricas(os).
  • Antonio
    11 jun, 2017 Recife 16:11
    O nosso Presidente é um Homem com carácter. Não deve ter ficado admirado pela (pouca) atitude do Temer. Deixo os restantes comentários para especialistas no assunto.
  • Gervásio
    11 jun, 2017 Lisboa 16:05
    Eu gostava de saber para que servem estas comemorações fora de nosso país. Será folclore ou uma palhaçada ???
  • Maria Teixeira
    11 jun, 2017 Oeiras 15:08
    Que interesse para Portugal poderia ter por estes dias conturbados no Brasil , uma conversa com estes dois... Marcelo exorbita, arrasta o Costa e o povo alegra-se com tanta afetividade. Será que convencido do seu "messianismo" pensou em Temer para apóstolo?

Destaques V+