Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festas privadas nos Jerónimos investigadas

06 jun, 2017 - 07:54

Directora alvo de auditoria por dúvidas na gestão de actividades promovidas no mosteiro por associação da qual era vice-presidente.

A+ / A-

O Ministério Público está a investigar alegadas irregularidades praticadas por uma associação que promovia festas privadas no Mosteiro dos Jerónimos. A averiguação surge depois de uma auditoria à gestão da directora Isabel Almeida.

A notícia é avançada pelo “Diário de Notícias”, segundo o qual a associação em causa tem como vice-presidente a directora do mosteiro.

Trata-se da World Monuments Fund (WMF), uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada à recuperação de edifícios históricos, mas que promoveu festas privadas nos Jerónimos, pelas quais cobrou mais do que a própria Direcção-Geral do Património Cultural, que gere o monumento.

É que, segundo o jornal, até 2014 cabia aos directores dos monumentos decidir o montante a cobrar pela cedência de espaços. As regras alteraram-se nesse ano com o secretário de Estado Barreto Xavier, que decidiu tabelar os preços.

A discrepância dos montantes cobrados foi descoberta numa auditoria da Direcção-Geral do Património Cultural, que encontrou também irregularidades respeitantes a outra associação: a portuguesa “Troca Descobertas”.

Sendo igualmente uma associação sem fins lucrativos, cobra por actividades realizadas no Mosteiro dos Jerónimos, mas não dá qualquer compensação ao Estado.

Os eventos são promovidos e anunciados em sites públicos e na própria página da Direcção-Geral do Património na internet.

Além disso, avança o jornal, algumas das fundadoras da associação, mesmo sem vínculo ao Estado, chegaram a ter endereços oficiais de e-mail do Mosteiro dos Jerónimos.

O relatório final da auditoria foi enviado ao Ministério Público.

Irregularidades antigas

A liderança de Isabel Cruz Almeida terá terminado em Janeiro deste ano, mas ainda aparece como directora do Mosteiro dos Jerónimos no site oficial do monumento.

Durante a sua vigência, recorda o “Diário de Notícias”, ocorreram outros casos de irregularidades, detectadas pelo Tribunal de Contas e que acabaram por levar ao despedimento de 11 trabalhadores e à instauração de um inquérito.

Em causa estava um alegado desvio de dinheiro da venda de bilhetes no mosteiro e na Torre de Belém para proveito próprio de alguns funcionários. No total, 152.345 euros.

Contactada pela Renascença, Isabel Cruz Almeida remeteu qualquer esclarecimento para a Direcção Geral do Património Cultural, sublinhando que aquele organismo dispõe de todos os elementos.

A Renascença já solicitou esses esclarecimentos, aguardando por uma resposta por parte da Direcção-geral do Património Cultural.

[notícia actualizada às 11h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toninho Marreco
    06 jun, 2017 Ponte do Lima 23:39
    Eu cá por mim sou sincero . Se eu pudesse faria o mesmo ... Ou faria ainda melhor ...
  • Indignada
    06 jun, 2017 Fig. Foz 23:22
    Portugal está amordaçado à ditdura dos corruptos, dos cleptocratas, dos incompetentes, daqueles que usam e abusam do seu Poder em proveito próprio. Tal gente, admitida por um povo com mente de ovelhas, não admira que odeie Estadistas como o Prof. Oliveira Salazar. Sabem que com ele, estariam na cadeia ou a limpar fossas/pocilgas, o que já não era mau. Em regime socialista, iam para um campo de concentração!
  • maria
    06 jun, 2017 lisboa 12:26
    afinal chego a conclusao que o holandes tinha razao vinho e mulheres esqueceu-se de acrescentar festancas beijinhos e drogas
  • mendes
    06 jun, 2017 braga 12:06
    entao se sao festas privadas ninguem tem nada com isso -deixem me rir -porque ja nao ha em portugal prissoes para tanto ladrao -
  • SEXO,DROGAS E ROCK
    06 jun, 2017 Lx 11:44
    É fartar vilanagem..O Estado no seu melhor sempre a consumir os recursos do país...E o que vai acontecer? Nada, serão condecorados pelo Presidente selfie no 10 de Junho...País da treta, peta e da teta este... Ao menos que convidem o povo para ficar ainda mais feliz com o aumento da dívida para os 247,4 mil milhões de euros....
  • Roque Almeida
    06 jun, 2017 Lisboa 11:16
    Portugal está a saque! Não se pode confiar em ninguém. Tem que se fazer uma limpeza geral!
  • Maria Manuela Nunes
    06 jun, 2017 Queluz 10:55
    Tenho pena que haja tanta gente a roubar neste país!
  • ars
    06 jun, 2017 luso 10:30
    É de admirar diretores(as) fazerem parte de negocio!!!
  • desatina carreira
    06 jun, 2017 queluz 10:04
    festas regadas a álcool e a sexo segundo as ultimas informações

Destaques V+