Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo Núncio terá ajudado a criar sociedades na zona franca da Madeira

12 mar, 2017 - 09:18

É mais uma peça do puzzle, depois de no sábado se ter ficado a saber que o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi advogado da empresa venezuelana que enviou parte dos 7,8 mil milhões para o Panamá através do BES.

A+ / A-

Paulo Núncio terá ajudado a criar 120 novas sociedades na zona franca da Madeira, numa altura em que vigorou o regime mais liberal do centro de negócios da região autónoma.

Além da zona franca industrial, do Registo Internacional de Navios e dos Serviços, a Madeira funcionou também, nessa altura, como praça financeira.

A notícia é avançada este domingo pelo jornal “Público”, segundo o qual a Madeira foi a única explicação formal dada pelo antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para não ter dado ordem de publicação dos dados referentes às transferências para paraísos fiscais – dados de que constavam também os benefícios fiscais concedidos a empresas do Centro de Negócios da Madeira.

Segundo o jornal, Paulo Núncio esteve leigado à praça financeira da Madeira entre 1997 e 2007, enquanto advogado fiscalista de uma empresa do universo da sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles e Associados, que continua a operar no Funchal.

No sábado, o "Jornal Econónico" noticiou que o ex-secretário de Estado fez parte da equipa de advogados da Garrigues, uma sociedade internacional de advocacia com sede em Espanha, e que teve como cliente a petrolífera venezuelana PDVSA, que fez uma parte significativa das transferências de 7,8 mil milhões de euros para o Panamá, através do BES, entre 2012 e 2014, e que não foram detectadas pelo fisco.

[notícia actualizada a 14/03/2017]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isidoro foito
    12 mar, 2017 elvas 19:20
    pelos vistos este senhor tem que ser mesmo investigado pela PGR e mandado para a 44 , Évora espera-o
  • jams
    12 mar, 2017 lisboa 12:24
    Eu sempre desconfiei ele assumir as responsabilidades, para não por ninguém em cheque, e proteger alguém como se está vendo agora
  • otário cá da quinta
    12 mar, 2017 coimbra 12:07
    Mas afinal em que vamos ficar ? Se cometeu crime, pois que haja gente na justiça que faça pagar a esta gente todos os danos que têm feito ao país, ou melhor, à NAÇÃO que tem sido roubada. NA CHINA S NA COREIA DO NORTE SÃO FUZILADOS.
  • maria
    12 mar, 2017 Lx 12:04
    Tudo bons rapazes!...
  • Alberto
    12 mar, 2017 FUNCHAL 11:53
    O PR também não fez Pareceres para quem lhe pagou? Qual foi o teor do Parecer para a RAMadeira?
  • Rui
    12 mar, 2017 Alandroal 10:49
    Tudo gente séria a gentinha da PAF.
  • José Ramalho
    12 mar, 2017 Lisbooa 10:38
    Em linguagem popular, digamos que o ingoverno da PAF colocou "o lobo" a tomar conta da capoeira." Tudo normal portanto até porque, esta semana, só dá Sócrates!!
  • joa
    12 mar, 2017 Lisboa 10:37
    Ora aí está! O descaramento e a falta de escrupulos dessa corja corrupta é tão grande que gozam com todos e riem porque se sentem impunes! afinal havia coisa ilicita por trás, apesar do facínora se estar a fazer de parvo e iocente o que agrava ainda mais o crime! mais um mega -processo na "democracia" podre e corrupta! Não há prisão perpétua nem pena de morte, só assim é que paravam esses facínoras! estão à espera do quê para o deter econfiscar a fortuna?! Mais um do asslato descarado ao poder e bancos!
  • EUGÉNIO BAPTISTA
    12 mar, 2017 COVILHÃ 10:33
    Nada disto é para admirar. Parece-me que todos os políticos andaram na faculdade a tirar a especialidade de vigaristas.
  • pinto
    12 mar, 2017 lx 10:31
    Homem de grande carácter! Dito pela Mimosa!

Destaques V+