Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa no Qatar para explorar novas oportunidades de negócios

08 mai, 2017 - 09:00

Voos da Qatar Airways e investimentos no turismo na agenda do primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro faz esta segunda-feira uma visita ao Qatar, reunindo-se com as mais altas autoridades políticas do país e com uma agenda virada para a captação de investimento externo e abertura de novos negócios para as empresas nacionais.

Durante a sua presença de 24 horas em Doha, António Costa estará acompanhado pelo secretário de Estado para a Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, e pelo novo presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Luís Castro Henriques.

Na parte da manhã, o primeiro-ministro será recebido pelo emir do Qatar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, que fará uma visita de Estado a Portugal a 4 e 5 de Julho, e reúne-se depois com o seu homólogo, Abdullah bin Nasser bin Khalifa Al Thani.

Após o programa institucional, o primeiro-ministro terá um encontro com a Câmara do Comércio do Qatar e com a Associação Empresarial do Qatar - duas instituições consideradas importantes num país que tem uma economia baseada no petróleo e, sobretudo, no gás, e que procura diversificar as suas áreas de investimento no mercado externo, principalmente através da aquisição de activos e de compra de dívida soberana de outros países.

Na área económica, o objectivo do Governo será o de procurar captar de investimento de empresas do Qatar para sectores como o turismo, a construção, ligações áreas ou aquisição de vistos Gold e, em simultâneo, conseguir a entrada de empresas portuguesas em projectos de construção de infra-estruturas.

O Qatar é um país com uma presença económico-financeira "discreta", mas em crescimento em Portugal, sendo apontados como exemplos dessa realidade as suas participações de 2,27% no capital da EDP, o investimento na Vinci e, mais recentemente, o Projecto de hotel do grupo W no Algarve (de quase 300 milhões de euros).

A visita de António Costa ao Qatar, na perspectiva do executivo de Lisboa, poderá permitir a expansão de negócios, para além do turismo, em áreas como a construção civil, obras públicas, agro-alimentar, energia e saúde.

Voo directo Lisboa-Doha

Neste processo de expansão das relações comerciais entre os dois países, está previsto que em 2018 passe a haver um voo directo entre Lisboa e Doha, da Qatar Airways, bem como a abertura pela empresa BIMTEC (ramo da construção, engenharia e projectos) de uma representação em Portugal, tendo em vista funcionar como plataforma para o resto da Europa e América do Norte.

A meio da tarde, António fará uma visita à Fundação Qatar, liderada por uma das irmãs do emir, a sheika Hindt Al-Thani - encontro que acontecerá logo após uma audiência com a mulher que é considerada a mais poderosa deste país do Médio Oriente, a sheika Mozah Al Missned, a mãe do emir.

"Na Fundação do Qatar farei um discurso com particular incidência no valor estratégico da comunidade de países de língua portuguesa e sobre as potencialidades económicas que esse factor linguístico apresenta. Congratulamo-nos com o papel desenvolvido pela Fundação Qatar na promoção da língua portuguesa", antecipou Costa em entrevistas a dois jornais diários do Qatar.

Um encontro com a comunidade portuguesa, que o primeiro-ministro considerou ser a imagem do Portugal moderno, porque constituída sobretudo por jovens quadros, será o último ponto do programa e acontecerá logo depois de participar na cerimónia do Dia da Língua Portuguesa na Universidade Hamad Bin Khalifa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Fidalgo
    10 mai, 2017 Moscavide 14:19
    Este costa é um desastre a governar. Então agora que o Catar está em travagem nos investimentos pela baixa no petróleo,vai este agora pedir para investirem cá.Este costa anda sempre em contramão por isso ser fã do bloco que está na extremo da esquerda cá.Anda sempre a roçar as calças e cotovelos nas paredes da esquerda.Pobre capataz.

Destaques V+