Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump muda de opinião. "NATO já não é obsoleta”

12 abr, 2017 - 21:24

Mas o Presidente norte-americano reforça a ideia de que os parceiros da Aliança Atlãntica têm que aumentar a contribuição financeira para garantir a segurança da Europa.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos mudou de opinião. Donald Trump e diz agora que, afinal, a NATO não é uma organização obsoleta.

“Eu disse que a NATO era obsoleta. Já não é obsoleta”, declarou Donald Trump numa conferência de imprensa na Casa Branca com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg.

Trump reafirmou o compromisso dos EUA e agradeceu o apoio dos parceiros da NATO durante o ataque com mísseis contra uma base aérea do regime sírio.

Também afirmou que a Aliança Atlântica está a adaptar-se à missão mais ampla de combate ao autoproclamado Estado Islâmico.

Apesar desta mudança de posição, o Presidente norte-americano reforçou a ideia de que os membros da NATO têm que aumentar a contribuição financeira para garantir a segurança da Europa.

Na conferência de imprensa de hoje, Trump acusou o Presidente sírio, Bashar al-Assad, de ser um "carniceiro" e quer acreditar que a Rússia não tinha conhecimento do ataque químico contra a localidade de Khan Shaykhun, que fez, pelo menos, 86 mortos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    13 abr, 2017 USA 13:54
    Como sempre, o comentador António Costa oferece-nos muita matéria de reflexão. Ele tem sempre importantes percepções.
  • António Costa
    13 abr, 2017 Cacém 10:12
    O problema do mundo de hoje, é que os EUA "alugam" os seus "serviços" a quem pagar melhor. É só uma questão de $$$$. O Sr. Trump não destingue a Patagónia da Crimeia. De momento os Israelitas estão a tentar "isolar" o Irão, sem provocar de mais a Rússia. Existem vários conflitos com milhares de mortes, só no Médio Oriente. É incrível e é apenas, quando as zonas controladas pelos extremistas islâmicos são atacadas que existem protestos! Fotos com grandes planos de crianças feridas ou mortas! Até parece que no Curdistão, onde o presidente turco se gabou de "anular" milhares de curdos, não há crianças! Porque é que as populações que apoiam e são a base do terrorismo islâmico são defendidas com mísseis tomahawk e as populações curdas, os maiores opositores do EI, no terreno, deixadas ao abandono?
  • JMC
    13 abr, 2017 USA 00:23
    Como já escrevi várias vezes sobre Trump neste fórum, não é por nada que há tantos cidadãos americanos a chamar-lhe “o Grande Malabarista.” Trump muda de opinião como se fosse um catavento. Isto é só o princípio. Uma vez que Trump não possui uma base consistente de filosofia nem uma crença espiritual definitiva, não me surpreende.
  • jrmoura
    12 abr, 2017 lisboa 22:29
    Este tipo é desequilibrado, a Europa que se cuide e mandam no dar uma curva fartos de lixo já nos estamos.

Destaques V+