A+ / A-

Operação Fénix. Pinto da Costa e mais 53 arguidos começam a ser julgados para a semana

08 fev, 2017 - 22:05

Julgamento vai decorrer no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A+ / A-

O julgamento dos 54 arguidos da "Operação Fénix", entre os quais o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, arranca a 15 de Fevereiro, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, foi anunciado esta quarta-feira.

Em declarações aos jornalistas, o juiz presidente da Comarca de Braga, Artur Dionísio Oliveira, explicou que o julgamento vai decorrer naquele quartel face à inexistência de uma sala de audiências capaz de acolher tanta gente, acrescentando que será necessário criar um "perímetro de segurança" à volta do quartel.

A "Operação Fénix" é um processo relacionado com a utilização ilegal de seguranças privados, tendo os arguidos sido acusados de crimes como associação criminosa, exercício ilícito da actividade de segurança privada, extorsão, coação, ofensa à integridade física qualificada, ofensas à integridade física grave, agravadas pelo resultado, tráfico, posse de arma proibida e favorecimento pessoal.

Além de Pinto da Costa, também é arguido no processo o ex-administrador da SAD do Futebol Clube do Porto, Antero Henriques.

Segundo o despacho de pronúncia do juiz Carlos Alexandre, datado de Abril de 2016, Pinto da Costa vai a julgamento por sete crimes de exercício ilícito da actividade de segurança privada, enquanto Antero Henriques responde por seis crimes idênticos.

Em causa está o facto de, alegadamente, tanto um como o outro terem contratado seguranças pessoais que sabiam não dispor de habilitação legal para o efeito.

Carlos Alexandre pronunciou também a empresa SPDE - Segurança Privada e Vigilância em Eventos por um crime de associação criminosa e outro de exercício ilícito de atividade de segurança privada e o respectivo sócio-gerente, Eduardo Jorge Lopes Santos Silva, por crimes de associação criminosa, exercício ilícito da actividade da segurança privada e detenção de arma proibida.

A Operação Fénix é um processo relacionado com a utilização ilegal de seguranças privados, tendo os arguidos sido acusados de associação criminosa, exercício ilícito da actividade de segurança privada, extorsão, coacção, ofensa à integridade física qualificada, ofensas à integridade física grave, agravadas pelo resultado, tráfico, posse de arma proibida e favorecimento pessoal.

Outro dos arguidos está acusado de ter agredido um jovem à porta de uma discoteca em Riba de Ave, Famalicão, em Março de 2015.

O jovem viria a morrer cinco dias depois, no hospital.

O facto de este ser o mais grave dos crimes em causa esteve na base de o julgamento se realizar na Comarca de Braga, concretamente em Guimarães.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Laricas
    09 fev, 2017 Almada 12:35
    Mais uma NOVELA !!!!!!!!!!!!!!!
  • VICTOR MARQUES
    09 fev, 2017 Matosinhos 12:16
    Uma aposta! Neste domínio da bola ninguém será punido...
  • DR XICO
    09 fev, 2017 LISBOA 11:32
    Uiii que medo da justiça ... *into da Costa ainda manda prender os advogados e juizes se o começarem a aborrecer. Boa sorte
  • Arlindo Rosário pere
    09 fev, 2017 Porto 09:28
    Que remédio tem Pinto da Costa em contratar seguranças se na justiça existem dois pesos e duas medidas ,,,uma ida a Lisboa sem segurança aconteceria o que aconteceu ao hoquista Filipe Santos ,,,aonde estavam a polícia e os pseudo juízes
  • Tó Zé Barbeiro
    09 fev, 2017 Lisboa 08:13
    Começa o início do fim. O Sr. PC ainda está em Portugal?
  • eu
    09 fev, 2017 não sei 01:45
    Estou bastante preocupado com isso kkkk

Destaques V+