Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tragédia em Lamego

Sobe para seis número de mortos em Avões. Há dois desaparecidos

05 abr, 2017 - 12:03

Sexto corpo foi encontrado a 200 metros do local da explosão, levando as autoridades a aumentar o perímetro das buscas para 800 metros.

A+ / A-
Seis mortos e dois desaparecidos. Continuam as buscas em Avões
Seis mortos e dois desaparecidos. Continuam as buscas em Avões

Foi encontrado mais um corpo nas imediações da pirotecnia de Avões, Lamego, que foi totalmente destruída por uma série de violentas explosões, na tarde de terça-feira.

São assim seis os mortos confirmados, permanecendo dois desaparecidos.

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, explicou aos jornalistas que o sexto corpo foi encontrado a 200 metros do local da explosão, o que já levou à decisão de aumentar o perímetro das buscas para 800 metros.

A força da explosão foi "incalculável", diz o secretário de Estado, que descreveu a explosão como algo de "uma dimensão fora do normal, que não se explica por palavras".

Neste momento, segundo o representante do Governo no local, encontram-se no terreno responsáveis dos institutos de Medicina Legal de Coimbra e do Porto, que procederão à identificação dos corpos, para que estes possam depois ser levantados pelas famílias enlutadas.

O incidente, que se deu por volta das 18h00 de terça-feira, já motivou votos de condolências do primeiro-ministro e do Presidente da República.

O Presidente da República mudou os seus planos para esta quarta-feira e visitou Avões, mostrando-se impressionado. “Uma coisa é estudar estas coisas, como fiz nas aulas de Medicina Legal, outra é ver”, confessou.

A situação das famílias é agravada “por este compasso de espera difícil", disse Marcelo Rebelo de Sousa. "São procedimentos demorados, percebo que custem, para que possam entrar no luto pleno. Isso demora o seu tempo."

O Presidente elogiou também o difícil trabalho das muitas instituições que se encontram a trabalhar no terreno para tentar identificar as vítimas já encontradas e descobrir os dois corpos que continuam desaparecidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+