Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

São Petersburgo. Ameaça de bomba fecha faculdade e duas estações de metro

04 abr, 2017 - 10:10

O alerta foi dado através de uma chamada anónima. Os estudantes da faculdade de direito estão a ser evacuados, revelou o correspondente da Renascença na cidade. [Em actualização]

A+ / A-

Duas estações de metro e a faculdade de direito de São Petersburgo estão encerradas após ameaça de bomba no metropolitano da cidade, confirmou o correspondente da Renascença, Vitali Gnatiuk, no local. Há vários carros de bombeiros e ambulâncias, de prevenção perto das estações de metro.

"Estão a retirar os estudantes de direito da faculdade de direito da universidade de São Petersburgo”, informou Vitali Gnatiuk.

O gabinete de comunicação do Metro de São Petersburgo confirmou à Interfax que que as estações de metro foram encerradas para que as autoridades pudessem inspeccionar a estação. A ligação não foi, no entanto, interrompida, com o comboio a não parar nas estações de metro encerradas.

#сенная что снова у метро? 04.04.2017
Uma publicação partilhada por Arina (@arisha_life) a Abr 4, 2017 às 1:28 PDT

Esta ameaça acontece um dia depois de 14 pessoas terem morrido e 51 terem ficado feridas num atentado na mesma cidade

O ataque, que ainda não foi reivindicado, terá sido levado a cabo por um bombista suicida, de 23 anos, natural da Ásia Central.

Os serviços secretos deste país já identificaram o homem: Akbarzhon Jalilov, nascido em Osh em 1995 (altura em que o Quirguistão ainda era uma província da Rússia).

O ataque ainda não foi reivindicado, mas há suspeitas. A Rússia tem sido alvo de vários atentados contra os sistemas de transporte, recorrendo a bombistas suicidas e normalmente reivindicados ou atribuídos a rebeldes separatistas da região do Norte do Cáucaso, de maioria muçulmana.

O país tem também sido alvo de ameaças recorrentes por parte do Estado Islâmico, devido ao apoio dado ao Presidente Bashar al-Assad no conflito na Síria.

As autoridades de São Petersburgo decretaram três dias de luto.

[Em actualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    04 abr, 2017 coimbra 12:45
    Na minha modesta opinião, isto trata-se de atentados praticados pelos opositores a Putin. Aqui em Portugal, que eu me lembre, no tempo de Salazar também se fizeram coisas destas. Eu, acho uma covardia, quando alguém opositor a alguém não consegue derrubar este por palavras e actos dignos de respeito e admiração. Não prestam para coisa nenhuma, não merecem viver, dado que para atingirem os seus fins, não têm o mínimo de humanismo, ao matarem inocentes. ALGUÉM DE CARATER TEM CORAGEM PARA DIZER QUE ESTES OPOSITORES SERVEM OU SÃO OS BONS PARA NOS GOVERNAR ?

Destaques V+