Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fenprof marca “grande concentração” de professores para Abril

18 mar, 2017 - 20:53

Docentes queixam-se de problemas que “afectam gravemente as suas condições de trabalho ou põem em causa importantes direitos de ordem socioprofissional”.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) marcou, para 18 de Abril, em Lisboa, uma concentração nacional de professores e educadores para reivindicar a resolução de vários problemas no sector.

A realização da concentração nacional de professores e educadores "Damos o Rosto Pela Profissão", junto ao Ministério da Educação, foi uma das decisões aprovadas este sábado no Conselho Nacional da Fenprof, que decorreu em Lisboa.

Em comunicado, a Fenprof recorda que "os docentes e investigadores portugueses estão confrontados com problemas que afectam gravemente as suas condições de trabalho ou põem em causa importantes direitos de ordem socioprofissional, em alguns casos, há vários anos".

"Apesar da insistência junto dos ministérios que tutelam os diversos sectores envolvidos, não houve, até hoje, vontade política dos Governos, incluindo do actual, para assumir compromissos no sentido da sua resolução. Pelo contrário, relativamente a alguns, o que se antevê parece ir em sentido diferente, o que, a acontecer, seria estranho a um tempo político anunciado de mudança", é referido na nota.

No Conselho Nacional da Fenprof foi também decidida a realização de uma concentração de docentes das escolas públicas de Ensino Artístico Especializado, a 22 de Março, "em defesa da abertura de um processo de vinculação extraordinária, a produzir efeitos já no próximo ano lectivo".

A 5 de Abril deverá ainda realizar-se outra concentração junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito de um conjunto de iniciativas relacionadas com o Ensino Superior, "com o objectivo de garantir a indispensável estabilização dos seus profissionais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    19 mar, 2017 Liboa 09:00
    O professores deste País só como o Benfica ..."os queixinhas".....são uma das classes que mais ganhem e estao sempre a reclamar....vão é trabalghar!
  • jose
    19 mar, 2017 lisboa 07:32
    Sindicatos á procura do tacho, e este Nogueira nunca fez nada na vida e agora encontrou um tacho. Antes as greves era o Partido de direita, agora, é da geringonça, mas o que procuram agora? O ensino cada vez péssimo, e com greves vai para pior, culpa de quem, dos sindicatos para viverem á grande.
  • Paulo
    19 mar, 2017 Porto 07:21
    Alto! A Fenprof está a dar sinais de vida. Alguma greve? Não. Nada disso. É apenas uma manifestaçãozinha para mostrar serviço. Mais uma vez se prova que António Costa tem esta gente sob controlo, tal como o PC, a sua filial CGTP e o BE. Toda esta gente vai mandando uns bitaites, mas está tudo controlado pelo Costa. Isto requer grande habilidade.
  • José Cunha
    18 mar, 2017 Paredes de Coura 22:28
    í Aí está ele de volta não conquistou para a sua classe a lua mas muito do reivindicava sempre conseguiu com o apoio incondicional do seu partido(PCP e BE, esquecendo que nem tudo pode ser atendido. Mário Nogueira, dedique-se ao trabalho de professor e deixe de andar em manifestações e declarações bastante inflamadas fazendo lembrar os velhos tempos do tempos do PREC, recorda-se?. A alma da vossa existência são os alunos aqueles que v. nunca fala!!!Mais qualificação e formação dos professores para assim os nossos filhos e netos terem uma formação melhor.

Destaques V+