Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senegal confirma operação militar na Gâmbia

19 jan, 2017 - 20:59

A Gâmbia tem actualmente dois presidentes (um que venceu as eleições e tomou posse e outro que estava no cargo e não quer sair).

A+ / A-

O Senegal confirma que o seu exército iniciou uma ofensiva militar na Gâmbia, entretanto travada para dar "uma última hipótese à mediação".

A operação “Restaurar a democracia” começou horas depois de Adama Barrow ter tomado posse e jurado a presidência na embaixada do país no Senegal.

Yahya Jammeh, que está no poder há cerca de 20 anos, recusa abandonar o poder na Gâmbia mesmo depois de ter perdido as eleições. Tem agora até ao meio dia de sexta-feira para deixar o poder.

O Coronel Abdou Ndiaye, do Senegal, não deu pormenores sobre a operação, mas confirma, em comunicado, que estão envolvidos meios terrestres, marítimos e aéreos. No terreno estarão sete mil homens.

Em Casamansa, no sul do Senegal, ouviram-se disparos durante a tarde de hoje, provenientes de várias aldeias próximas da fronteira com a Gâmbia, segundo um correspondente da AFP.

Os confrontos opuseram também soldados senegaleses e supostos rebeldes do Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC) noutras aldeias nas proximidades, disseram testemunhas à AFP.

O MFDC luta desde 1982 pela independência de Casamansa, que é considerada favorável ao regime do Presidente Jammeh.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+