Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qual o resultado de ser apanhado 10 vezes sem carta de condução? Um ano de prisão

17 mar, 2016 - 10:38

O arguido, de 31 anos, é residente em Oliveira de Azeméis. Os juízes dizem que revela "uma personalidade antijurídica espelhada nas condenações penais que já sofreu".

A+ / A-

Um homem apanhado dez vezes a conduzir sem carta, entre 2004 e 2015, foi condenado a um ano de prisão efectiva pelo Tribunal da Relação do Porto.

O arguido, residente em Oliveira de Azeméis, tinha sido condenado pelo tribunal local a uma pena de 12 meses de prisão, a cumprir em 72 fins-de-semana, após a última vez que foi apanhado a conduzir sem carta, no dia 11 de Junho de 2015.

Inconformado com a decisão, o Ministério Público (MP) recorreu para a Relação do Porto que decidiu que a pena de prisão aplicada deve ser cumprida efectivamente, atendendo ao facto de o arguido ser reincidente.

No acórdão, a que agência Lusa teve acesso, o tribunal lembra que o arguido, de 31 anos, já contava com dez condenações anteriores, nove das quais pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal e uma por um crime de condução em estado de embriaguez.

Em três desses processos foi condenado com multas e nos restantes foi condenado em penas de prisão - quatro vezes suspensa na sua execução, duas vezes substituída por trabalho a favor da comunidade e uma substituída por prisão por dias livres, a cumprir em 72 fins-de-semana.

"A prevenção geral não fica satisfeita quando alguém é condenado 10 (dez!!!) vezes (incluindo, portanto, a destes autos) por crime condução sem habilitação legal, sempre em penas não privativas de liberdade ou em penas de substituição", lê-se no acórdão.

Os juízes desembargadores dizem ainda que o arguido revela "uma personalidade antijurídica espelhada nas condenações penais que já sofreu" e "não consegue ser fiel ao direito sem ajuda das instâncias formais de controlo e reacção que estão a jusante dos tribunais".

Por tudo isto, o Tribunal concluiu que "apenas a prisão contínua propicia ao condenado as necessárias condições de ressocialização".

O crime de condução sem carta é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fausto
    23 jun, 2017 leiria 04:12
    se o governo facilita-se mais o codico da estrada, tirar a carta de condução nao avia muitas pessoas a conduzir sem carta de condução cada ves ta pior nem ajudas tem e mais as cartas de condução esta muito cara para quem tem dificuldades muito triste mesmo
  • joao manuel
    09 dez, 2016 lisboa 09:46
    por isso adoro a Suiça quando são apanhados sem carta apreendem-lhe logo a viatura não á cá nem mas nem menos mas .
  • Resposta Vitor Lopes
    17 mar, 2016 Fim do Mundo 12:43
    Os analfabetos como tu não deveriam poder ter carta de condução
  • vitor lopes
    17 mar, 2016 sacavem . primeira loja pirtimao 12:11
    Com a nova lei virá muitos mais condutores nesta situação. Digo já tenho carta desde 1973 nunca tive acidente e cirri portugal com milhares de KM. E vou começar com os mesmos 12 pontos onde está justiça nesta lei Já condutores serem multados nums situação que da direito a perder 3 pontos Via com 2 sentidos e risco continuo estar um carro parado porque o vondutor foi aos correios vem um automobilista e ulprapassa essa viatura abandonada sendo obtigado a pisar risco continuo Estando um policia mais a frente multa o mototista e carta 30 dias aprendida por pisar risco continuo Quanto isso o infrator responsável depois de sair dos ctt foi leve e fresco a sua vida Este caso comigo juntando a mais 3 pontos retirados numa estrada nacional em que numa curva surge uma placa que so se pode circular a 70 e é onde a policia coloca o detector de velocidade porque sabe que impossivel um automobilista saber que sinal esta depous de uma curva e vá a 80-90 e seja multado numa armadilha Como retirar mais 3 pontos num sinal stop tapado com folhas de árvore cgamada chorões como ha por este pais . E mais 3 pontos que ja fazem 12 ficar sem carta estar ao volante com motor a trabalhar estando o carro parado mas nao ter o sinto colocado.com isto tudo Eu digo aqui ficar sem a carta por estas situações eu conduzia sempre em vez de 1 ano teriam de me dar 100 de prisao Porque juuz que me condena-se eu atropelava esse valdevino
  • OLP
    17 mar, 2016 Lisboa 12:10
    Disse o Paulo mais em baixo "O estado português não pouparia mais em lhe pagar a carta do que o sustentar preso? E assim ...depois já não o voltavam a apanhar sem carta" Eu diria mais. Pagar ao infractor a carta de condução, o leasing da viatura e como prémio por bom comportamento o aluguer de um espaço de garagem.
  • tuga
    17 mar, 2016 tentugal 11:50
    então mas 12 meses agora convertem-se em 72 fins de semana?
  • Correia
    17 mar, 2016 Santo Tirso 11:45
    Pois era muito simples, sempre que fosse encontrado o conduzir, ficava sem a viatura.
  • José Saraiva
    17 mar, 2016 Viseu 11:05
    só á décima vez !!!.......afinal o CRIME COMPENSA!......o infractor teve sorte de não ter atropelado um juíz ou familiar próximo, aí provavelmente na 1ª vez apanhava logo prisão...
  • Paulo
    17 mar, 2016 vfx 11:03
    O estado português não pouparia mais em lhe pagar a carta do que o sustentar preso?E assim ...depois já não o voltavam a apanhar sem carta.

Destaques V+