Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autoeuropa: Trabalhadores dos fornecedores temem despedimentos

08 jun, 2016 - 14:17 • João Carlos Malta

Os 1600 trabalhadores dos fornecedores da Autoeuropa temem que a passagem para um turno da fábrica portuguesa da Volkswagen venha a redundar em despedimentos no Parque Industrial de Palmela.

A+ / A-

A redução para um turno diário na Autoeuropa em Setembro está a provocar ondas de choque no Parque Industrial de Palmela. A consequência desta alteração e da extinção dos dias de paragem (downdays) é a queda produção diária de carros dos actuais 460 para os 315 unidades. Os 1.600 trabalhadores dos fornecedores temem em resultado desta redução os postos de trabalho estejam em risco.

Os trabalhadores reuniram-se, esta quarta-feira, e o coordenador das comissões de trabalhadores do Parque Industrial de Palmela, Daniel Bernardino, diz que haverá luta contra um eventual aproveitamento das empresas para reduzir a força laboral. Na perspectiva dos representantes do trabalhadores, não há razão para isso.

“A Autoeuropa vai manter os níveis de produção [que estavam previstos no início do ano] pelo que as não faz sentido que as empresas se aproveitem da redução de turnos para a custa dos trabalhadores aumentarem os lucros e assim aumentarem os rendimentos que conseguem ter”, critica Bernardino.

Para suster os impactos desta situação, Daniel Bernardino anuncia que vão fazer “um pedido de audiência aos ministérios da Economia e do Trabalho para fazer arranjar uma solução que pode ser a qualificação destes trabalhadores”. O mesmo já aconteceu no passado em situações de redução da produção.

Na próxima semana vão haver várias reuniões com as empresas e os trabalhadores, mas Daniel Bernardino mostra-se preocupado por neste momento haver “empresas que ainda não falaram com os representantes dos trabalhadores”.

Os trabalhadores anunciam ainda em comunicado que em caso de" despedimentos, perda de direitos e regalias sociais" se recusarão a fazer qualquer trabalho extraordinário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Ferreira da Sil
    08 jun, 2016 Porto 17:21
    A Autoeuropa é para fechar . A Volkswagen a lançar novos modelos e em Portugal não anuncia nenhum novo modelo. Fim.
  • Carlos Gomes
    08 jun, 2016 Coimbra 16:57
    Esse Daniel Bernardino devia ter protestado contra os pagamentos que esses fornecedores faziam aos funcionários contratados, SEM CONTRATO, e que eram remunerados a 4 e 5 euros/hora quando eles recebiam 50 ou 100 euros/ da Autoeuropa. Isso é que era serviço mas . . . !

Destaques V+