Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciganos portugueses sentem-se os mais discriminados da Europa

29 nov, 2016 - 23:12

Quase metade (47%) sentiu-se discriminada no último ano e 71% sofreram pelo menos um episódio de discriminação nos últimos cinco anos, indica relatório europeu.

A+ / A-

Veja também:


Os ciganos portugueses são os que se sentem mais discriminados entre os ciganos de nove países europeus, indica um relatório da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA), divulgado esta terça-feira.

Quase metade (47%) sentiu-se discriminada no último ano e 71% sofreram pelo menos um episódio de discriminação nos últimos cinco anos.

Nesta matéria que Portugal aparece muito acima da média dos nove países analisados, em que 41% afirmou ter sido discriminado nos últimos cinco anos e 26% nos 12 meses anteriores. Em relação a este último ponto, Portugal só é ultrapassado pela Grécia, com 48%.

A FRA diz mesmo que, comparando com o primeiro inquérito, realizado em 2011, "a prevalência de discriminação quando procuram por trabalho aumentou substancialmente para os ciganos em Portugal". Neste parâmetro, 47% dos ciganos portugueses queixou-se de discriminação, contra 16% da média dos nove países (M9P).

Por outro lado, 11% dos ciganos nacionais disse ter sido discriminado no local de trabalho, 38% em serviços públicos/privados, valores que baixam para 2% na educação, 5% no acesso a habitação e 5% na saúde.

Oito em cada dez ciganos abaixo do limiar de pobreza

De acordo com a Agência Europeia para os Direitos Fundamentais, 80% dos ciganos europeus vive abaixo do limiar da pobreza, contra 17% da média europeia.

Um total de 30% vivem em casas sem água potável e 46% não tem casa com banho interior, chuveiro ou banheira, apenas 30% tem um trabalho remunerado e só 53% das crianças ciganas frequenta o ensino pré-primário.

Nesta investigação foram avaliados vários parâmetros, desde pobreza e exclusão social, participação no mercado de trabalho, educação, conhecimento de direitos e discriminação, sendo que é neste último que Portugal aparece pior referenciado.

O relatório da FRA resulta do segundo inquérito sobre Minorias e Discriminação na União Europeia (EU-MIDIS II), para o qual foram entrevistadas 25.500 pessoas de várias minorias étnicas, entre as quais 7.947 ciganos presencialmente, além de inquéritos a mais 33.785 indivíduos.

Especificamente em relação aos ciganos, os países incluídos neste estudo foram Portugal, Espanha, Eslováquia, Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria e Roménia, onde, no conjunto, habitam cerca de 80% dos ciganos que vivem na União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 jan, 2019 17:50
    Por mim deportava-se a escumalha xenófoba e deixava-se ficar os ciganos. Em partilhar um tal "Zé Brasileiro". O Brasil não está a enviar os seus melhores pois a maioria da comunidade brasileira em Portugal é escumalha pró-Bolsonaro.
  • Desabafo desabafo
    30 nov, 2016 Porto 16:55
    É um facto, devíamos estar numa fase mais adulta, (resolver os seus problemas e ajudar os outros a resolver os seus, e nunca ou muito menos culpar o outro pelas nossas desventuras argumentando raça, religião ou calvície.).
  • Anónimo
    30 nov, 2016 Beja 15:11
    Só por ignorância ou má fé é que se diz que os ciganos são discriminados. Quem assim fala, é porque nunca se abeirou dos ciganos para conversar, tal como se conversa com a nossa raça e refiro-me a nós portugueses. Os ciganos só se abeiram de nós para nos mamarem, para nos enganarem em qualquer negócio, para nos pedirem a moedinha, para sacarem subsídios, terem casas gratuitas ou pagarem rendas simbólicas e raramente se vê ciganos fora disto a fazer coisa alguma, até porque eles não querem trabalhar para ninguém; raramente se vê alguns, poucos, na apanha do tomate. O Cigano é um verdadeiro RACISTA, nem no casamento eles autorizam misturas e quando as há, geralmente dão mau resultado. INFELIZMENTE, aparece de vez em quando, ALGUÉM a nos dar RODA DAQUILO QUE NÃO SOMOS e que portanto esta AGÊNCIA não merece o nosso respeito e ainda menos credibilidade.
  • Eborense
    30 nov, 2016 Évora 13:37
    Se pensarem em começar a trabalhar em vez de viverem à custa de quem trabalha, provavelmente a descriminação acaba.
  • Telmo Barros
    30 nov, 2016 Albergaria-a-Velha 09:47
    Que peguem nas trouxas e se ponham andar. Só vivem às custas do RSI e outras coisas, não produzem nada para o País. Vendem em feiras e mercados, não passam uma factura/recibo, se uma pessoa pede, ainda leva uma navalhada (no munimo) Só se queixam!! Têm casas de graça e querem que a casa seja maior e tenha ar condicionado, não pagam água, luz, gás.
  • Macarico
    30 nov, 2016 Lisboa 09:42
    Vivemos num estado de direito, onde as regras são iguais para todos. Os ciganos que cumpram as regras e vão ver que isso passa!
  • José
    30 nov, 2016 Silva 09:16
    ai mãiiiiii, que samos tan disgraçadiiiiinhos...precisemos de apoio socialiiiiii......
  • beennladeeen
    30 nov, 2016 no céu 08:56
    É MATA-LOS ENQUANTO SÃO PEQUENINOS
  • José António
    30 nov, 2016 Setubal 08:30
    "Por outro lado, 11% dos ciganos nacionais disse ter sido discriminado no local de trabalho, 38% em serviços públicos/privados, valores que baixam para 2% na educação, 5% no acesso a habitação e 5% na saúde. " LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!!!!!!!
  • Marques
    30 nov, 2016 Lisboa 08:19
    Realmente está um estudo que é uma categoria... Mas onde foi que esta gente andou !? Vão aos bairros sociais de Lisboa e é ver eles e elas o dia inteiro de costas direitas e sem mexer um PAU ! Pior que isso é quase tudo (mais de 90% R.S.I.) ter grandes máquinas na porta de casa, até tiram os pilaretes dos passeios para estacionar mesmo há porta dos prédios (em cima dos passeios) até utilizam as passagens por baixo dos prédios para ir de uma rua para a outra ! A P.S.P. e Polícia municipal sabe da história e nada faz, a C.M.L. e até mesmo a S.C.M.L. (assistentes sociais principalmente) a mesma coisa, ainda lhes dá casas (novas, com todas as comodidades), e destroem tudo, e além de reclamarem, nem as rendas miseráveis que pagam (5€ e menos até), não falando em água, luz e gás tudo de borla, que já nem as empresas vão lá desligar a não ser acompanhadas da PSP ! Na escola dos meus filhos, eles andam lá, mas para estudar pouco e desestabilizar SEMPRE, pois é a contrapartida de receber o RSI ! Mas que País é este, que deixa esta gente a seu belo prazer e nada fazem, e depois ainda somos confrontados com ESTUDOS de MERDA !!!

Destaques V+