Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carros eléctricos passam a pagar por carregamento na rua

28 nov, 2016 - 07:55

Governo quer alargar rede de carregadores a todos os municípios. Entre Janeiro e Setembro, vendeu-se quase mais 50% de carros eléctricos do que em igual período do ano passado.

A+ / A-

Até Julho de 2017, os proprietários de veículos eléctricos deverão começar a pagar pelo carregamento energético do carro na via pública – algo que, neste momento, é gratuito.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo “Jornal de Negócios”, que ouviu o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. José Mendes acredita que o fim dos carregamentos gratuitos só desmotivará aqueles que acreditavam que podiam continuar a circular à custa dos impostos de todos.

O sistema de pagamento já está a ser testado, mas a prioridade é a instalação de novos carregadores, até ao final do ano e ao longo de 2017.

“Queremos abrir um pouco mais a rede”, admite o secretário de Estado, adiantando que os novos carregadores vão ser concessionados a privados.

Mesmo com o carregamento pago, os veículos eléctricos continuarão a ser económicos do que os movidos a gasolina ou gasóleo, pois, segundo as contas de José Mendes, “o custo por 100 quilómetros de energia eléctrica será de cerca de um quarto” quando comparado com o custo da gasolina.

A rede pública conta actualmente com 1.076 carregadores, que começaram a ser instalados em 2011 e que estiveram, durante algum tempo, ao abandono. As máquinas vão ser agora alvo de actualização tecnológica que, combinada com a expansão da rede, vai custar ao Estado quase oito milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ver para crer!
    28 nov, 2016 Santarém 22:29
    Pois disto já eu estava à espera, é o habitual na governação portuguesa! Isto normalmente ainda deveria demorar mais algum tempo para incentivar à compra dos ditos carros mas como o esbanjamento governamental exige mais dinheiro há que aumentar impostos já venham eles de onde vierem e convençam-se que sobre esses veículos à medida que o aumento de venda for aumentando mais impostos virão e o preço da eletricidade tal como do combustível aumentará com impostos sobre a mesma, portanto tendo em consideração os condicionamentos desses carros mais o seu custo elevado mais todos os impostos que hão de vir sobre os mesmos, penso que será melhor refletir um pouco antes da compra.
  • Beaver
    28 nov, 2016 Abravezes 15:48
    Primeiro passa-se a pagar a energia consumida. A seguir, passa-se a pagar o estacionamento em frente aos postos abastecedores - sempre são umas horitas para ter carregamento mínimo. Depois passa-se a pagar IUC, pois são carros como os outros e agravado, pois têm uma vista fenomenal para a natureza. Depois há-de vir um Imposto Mortagua, pois cada vez mais carros eléctricos demonstram riqueza exterior - veja-se os preços dos Tesla ou de qualquer marca conceituada com modelos inteiramente eléctricos e sem incentivos fiscais. Ou seja, dentro de uns anitos compram-se Coupes a gasolina por menos de 1000€. Venham eles.
  • saloio
    28 nov, 2016 amadora 14:12
    onde e que já foi visto este método. primeiro a droga é dada. a seguir é aconselhado um vendedor. quando o drogado já estiver dependente é só sacar. para quando é que vamos ser minimamente honestos e vamos trabalhar sem o espírito traficante e para o bem de todos?
  • ADISAN
    28 nov, 2016 Mealhada 13:03
    E eu não tenho dúvidas! Assim que que a percentagem de carros eléctricos o justificar, logo vão aparecer mais taxas e impostos sobre estes veículos de modo que, para além do ambiente, será sempre a Estado a mais lucrar. Deste ou daquele modo, o consumidor terá sempre de pagar para utilizar as estradas, que não são nossas, serão sempre deles.
  • Maomé
    28 nov, 2016 Cuba 11:21
    E ainda terá de pagar na factura a taxa do audiovisual!
  • Luis Costa
    28 nov, 2016 Lisboa 11:16
    O Sr. Tuga , ao menos leu a noticia ???? Sabe quais foram os pressupostos da criação da rede de abastecimento ??? Alguma vez passou as fronteiras e viu outras realidades ???? Falar mal é fácil .... dizer alguma coisa de jeito já é mais difícil .
  • Maomé
    28 nov, 2016 Cuba 10:48
    E ainda terá de pagar na factura a taxa do audiovisual!
  • jrmoura
    28 nov, 2016 lisboa 09:44
    Em Portugal não se faz nada transparente hoje diz se uma coisa amanhã faz se outra.
  • João Pereira
    28 nov, 2016 Campeã 09:39
    Já me tinha questionado como seria efectuado o pagamento, pois não se via nenhum dispositivo para o local, o mais engraçado é que um carro estacionado pagava, um carro ao abastecer e estando estacionado tina luar gratuito. Foi com medidas destas sustentáveis que portugal foi para onde foi, medidas feitas sem qualquer sustentabilidade e com benesses injustificadas, agora o mau da fita será quem repuser a normalidade, quer abastecer, Pague!!!
  • tuga
    28 nov, 2016 lisboa 09:04
    A ganância de extorquir dinheiro vai acabar em não compensar ter carro elétrico, paulatinamente começam as taxas e taxinhas!!! onde vêm que podem extorquir dinheiro estes gajos lá estão!!!

Destaques V+