Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maior inquérito sobre consumo de drogas e álcool lançado em Portugal

21 nov, 2016 - 09:35

A edição deste ano do Global Drug Survey é dirigido aos consumidores ocasionais e pretende estudar os consumidores ocasionais de drogas comuns ou de novas substâncias.

A+ / A-

O maior inquérito sobre consumo de drogas e álcool é lançado esta segunda-feira, em Portugal. O Global Drug Survey (GDS) vai abordar assuntos como drogas vaporizadas, o aumento do consumo da bebida “mística” ayahuasca e o uso medicinal de canábis.

O inquérito é de preenchimento online e está disponível durante dois meses. A edição deste ano pretende estudar os consumidores ocasionais de drogas comuns ou de novas substâncias.

O GDS observa os usos das duas dependências em 23 países, sendo, por isso, o “maior inquérito sobre padrões de consumo de droga no mundo”, diz Helena Valente, investigadora na área das substâncias psicoactivas e representante do inquérito em Portugal.

A investigadora avança que o preenchimento do inquérito, além de permitir à organização perceber, através das respostas, quais os padrões actuais do consumo de drogas e álcool, oferece um “retorno” aos que responderem. O “retorno” materializa-se em conselhos práticos para ajudar os consumidores.

O preenchimento online não permite chegar a todo o tipo de pessoas, diz Helena Valente, mas garante um maior grau de confidencialidade, que resulta em respostas “que de outra forma eram complicadas”. A representante do GDS lembra que, em alguns países, "os consumidores de droga têm a vida dificultada”, o que tornaria mais difícil a recolha de dados através de um preenchimento por escrito.

A organização pretende, este ano, chegar aos 200 mil participantes e ultrapassar as estatísticas das últimas cinco edições, que rondam os 100 mil.

O GDS, com sede em Londres, é constituído por 40 académicos e clínicos dos 23 países participantes e é traduzido em 13 línguas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+