Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Metade dos refugiados no mundo são acolhidos por apenas 10 países

04 out, 2016 - 06:27

“Os países mais ricos não estão a corresponder, nem de perto, a essa necessidade”, diz a Amnistia Internacional em Portugal, um dos 10 países que acolhem refugiados.

A+ / A-
Crise dos refugiados. Países ricos não estão a corresponder
Crise dos refugiados. Países ricos não estão a corresponder

Veja também:


Há, neste momento, 21 milhões de refugiados no mundo. Entre todos os países, apenas 10, entre os quais Portugal, acolhem mais de metade destas pessoas que fogem à guerra. É umas das principais conclusões do último relatório da Amnistia Internacional.

“Chegámos à conclusão de que há 10 países que estão a acolher mais de 50% de todos os 21 milhões de refugiados que há no mundo neste momento. Estes países são os que estão junto às fronteiras donde acontecem os conflitos e os países mais ricos não estão a corresponder, nem de perto, a essa necessidade”, afirma à Renascença o director executivo da Amnistia Internacional em Portugal, Pedro Neto.

O documento divulgado na última noite aponta ainda para o agravamento desta crise, devido ao egoísmo e à falta de liderança dos países mais ricos do mundo.

“Isto não é uma crise de refugiados, é sim uma crise de liderança. Se os países mais ricos acolhessem também mais refugiados poderíamos dissolver este problema e resolvê-lo rapidamente”, defende Pedro Neto, em declarações à Renascença.

Quanto a Portugal, o director executivo da Amnistia Internacional diz que são “os refugiados que vêm do Norte de África e os que vêm do conflito da Síria”. E são estes, da Síria, “os que mais necessitam da nossa ajuda, nomeadamente, os que já estão na Grécia”.

O objectivo é que “sejam acolhidos na Europa para que não tenham de ser sujeitos ao regresso aos países de origem" ou "encaminhados, através de acordos duvidosos para países terceiros que não são seguros – e sabemos que a Turquia não é um país terceiro seguro para acolher refugiados”.

Desmontar o medo. Seis mitos e falsidades sobre os refugiados
Desmontar o medo. Seis mitos e falsidades sobre os refugiados
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    04 out, 2016 lisboa 08:41
    desde que não venham para Portugal tudo bem.. temos 2 milhões de pobres alguns em miséria extrema, meio milhão de desempregados, um milhão de jovens portugueses qualificados obrigados a serem refugiados noutros países, milhares de crianças com fome, 400 mil sem abrigo, portanto Portugal já cá tem muita miséria e muitos muçulmanos, que não deveria ter um sequer!!

Destaques V+