Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Guterres na ONU será “um aliado da União Europeia”

13 out, 2016 - 10:59

Secretária de Estados dos Assuntos Europeus acredita que António Guterres vai conseguir dotar a ONU de maior poder efectivo.

A+ / A-

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, acredita que António Guterres vai ser um "aliado" da União Europeia.

"Guterres é um europeísta, um homem que, como primeiro-ministro, presidiu ao Conselho Europeu e vai ser um aliado da União Europeia na resolução de vários problemas, designadamente, desde logo, o problema dos refugiados", disse em entrevista à Renascença.

Nestas declarações, Margarida Marques não duvida que o antigo primeiro-ministro seja a pessoa certa.

“Tem o perfil perfeito para ser secretário-geral das Nações Unidas e tem uma experiência enorme numa agência internacional”, destaca a secretária, sublinhando que Guterres “conhece os líderes de todo o mundo”.

Esta quinta-feira, o antigo primeiro-ministro vai ser formalmente nomeado pela Assembleia Geral da ONU, numa sessão a partir das 15h00 (hora de Lisboa), e que irá incluir um discurso de Guterres perante os 193 Estados-membros da organização.

Questionada pela Renascença sobre como pode ser medido o êxito de Guterres na liderança da ONU, Margarida Marques diz que o seu sucesso passará pelo reconhecimento de mais poder da organização.

“A mudança fundamental que nós esperamos é que as Nações Unidas tenham um poder mais efectivo no mundo. Uma organização como esta não se faz com um homem só mas Guterres é uma pessoa que tem capacidade de mobilizar e construir vontades políticas. É isso fundamentalmente que se espera dele, que as Nações Unidas tenham capacidade maior de agir na resolução de problemas”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amigo de Peniche
    16 out, 2016 lisboa 14:45
    Guterres na ONU será um aliado dos USA e da sua política imperialista!..
  • A ISLAMIZAÇAO
    13 out, 2016 lisboa 15:52
    GUTERRES NA ONU SERÁ UM ALIADO DO ISLÃO!!!
  • rfm
    13 out, 2016 COIMBRA 14:04
    ... sim, será um aliado da União Europeia genuína e integradora e não deste modelo de des/U.E. PPE, fanático, germânico de desintegração, presunção financeira e especulativa.
  • Pirlo
    13 out, 2016 13:32
    Espero que não venha impor mais refugiados a Portugal sendo que muitos que vêm são terroristas como 3 dos 4 que atacaram o batclan na França! Que os USA e a França parem de destruir o meio-oriente em favor de Israel como têm feito á décadas (bem antes da Rússia estar a defender o governo da síria contra os rebeldes que os usa apoiam). E os refugiados até podem ser guradados em zonas seguras por militares nos próprios países em vez de virem arruinar a Europa e meter outras vidas em perigo. E as pobres crianças na guerra que mostram nas propagandas pro refugiados nunca interessaram antes os países que fazem essas propagandas. Por isso bombordeam os árabes á décadas! O único problema deles é que a Rússia não permite que acabem de destruir a Síria e de meterem lá um líder extremista e corrompido que obedeça a tudo o que os americanos dizem
  • asilva
    13 out, 2016 adelaide 12:37
    Ok, ONU e Uniao Europeia duas organizacoes criadas para um grupo de paises da "elite" um clube para ricos... um grupo de organizacoes feitas para divulgar a "propaganda da banha da cobra". Estas duas organizacoes nunca resolveram nenhum dos "problemas" deste mundo... lots of talkings but no actions... e nos ca vamos andando...
  • F.S.
    13 out, 2016 Lisboa 12:26
    Oxalá. Todavia depois do que lhe fez o Junkers e a Merkel não sei?????????????
  • Otário cá da quinta
    13 out, 2016 Coimbra 12:01
    Espero bem que não. Que seja igual para todos, porque se assim não for, ESTAMOS MUITO MAL.

Destaques V+