Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreia do Norte realiza o seu maior teste nuclear

09 set, 2016 - 18:31

Estados Unidos querem aplicar novas sanções. A Coreia do Norte vai enfrentar consequências pelas suas acções “perigosas e ilegais”, afirma Obama.

A+ / A-
Coreia do Norte volta a “violar descaradamente” resoluções da ONU
Coreia do Norte volta a “violar descaradamente” resoluções da ONU

A Coreia do Norte realizou esta sexta-feira o seu teste nuclear mais poderoso de sempre, um sinal de desafio que está a indignar parte da comunidade internacional.

O ensaio aconteceu às 9h30 locais (01h30 em Lisboa), por ocasião do 68º aniversário da fundação do país, e provocou um abalo sísmico de magnitude 5,3 na escala de Richter.

O segundo teste nuclear do ano “foi um êxito”, declarou a apresentadora da televisão estatal da Coreia do Norte.

A explosão teve uma potência de dez quilotoneladas, revelou o Ministério da Defesa da vizinha Coreia do Sul.

Como termos de comparação, as bombas lançadas pelos norte-americanos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki tinham uma potência de 15 e 20 quilotoneladas, respectivamente.

O regime de Pyongyan garante que o ensaio não causou qualquer impacto para ambiental. Mas a China está a realizar medições de emergência para apurar se existe o risco de contaminação radioactiva e o Japão enviou caças também para medir a radiação causada pelo teste norte-coreano.

The test was a "grave threat to regional security and to international peace and stability," Obama said in a statement, adding North Korea should face consequences for its "unlawful and dangerous actions.".

Os Estados Unidos já condenaram o teste. “É uma grave ameaça à segurança regional e à paz internacional”, declarou o Presidente Barack Obama, em comunicado.

A Coreia do Norte vai enfrentar consequências pelas suas acções “perigosas e ilegais”, sublinhou Obama.

Os Estados Unidos querem impor novas sanções ao regime liderado por Kim Jung-un, de 32 anos.

O tema vai estar em cima da mesa de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, marcada para esta sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tutu
    11 set, 2016 Lisboa 15:54
    Os tipos fizeram um teste nuclear para demonstrar a sua poderosa força ao mundo e não filmaram a fantástica impressionante e assustadora que é uma explosão atómica mas sim um tremor de terra que farsa.

Destaques V+