Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Roubo de citrinos é negócio de milhões. Algarve pede medidas

06 set, 2016 - 11:35 • Cristina Branco

O roubo de laranjas e de outros citrinos, feito por redes criminosas, está a provocar alarme na região e já representa cerca de três milhões de euros. Associação União pelo Futuro do Algarve pede intervenção urgente das autoridades.

A+ / A-

O roubo de laranjas e outros citrinos no Algarve já representa cerca de três milhões de euros este ano, denuncia a Associação União pelo Futuro do Algarve, que pede medidas urgentes para combater o fenómeno que considera “alarmante”.

O presidente da associação, José Vitorino, apela, em declarações à Renascença, à criação urgente de uma “unidade de intervenção integrada para combater as redes organizadas, portuguesas e espanholas” a tempo da próxima campanha que começa em Outubro.

“O roubo de citrinos, feito nos próprios pomares, atinge já uma dimensão inaceitável, a rondar os três milhões de euros, o que está a provocar pânico na região”, afirma o antigo eurodeputado.

“Sem prejuízo das autoridades se mostrarem disponíveis e cooperarem, nós entendemos que se exige uma operação de grande envergadura, talvez com a criação de uma unidade de intervenção integrada entre as várias forças de segurança para desmantelar as redes criminosas, capturar e prender os cabecilhas e também proibir a venda ambulante de citrinos”, apela José Vitorino.

O presidente da Associação União pelo Futuro do Algarve sublinha que a situação está a provocar pânico entre os produtores e alerta que pode tornar-se perigosa: “Isto tende a gerar a defesa própria e isso cria depois situações perigosas, quando acaba por se fazer justiça pelas próprias mãos, que é a tendência natural."

“As redes são sofisticadas, já controlam os movimentos dos produtores e das autoridades policiais. Isto não é o roubo de quem vai roubar uma caixa ou duas de laranjas, são camiões. As redes apanham, transportam, levam para armazéns para embalagem e depois têm redes de venda nos restaurantes, no comércio, na venda volante”, descreve o presidente da Associação União pelo Futuro do Algarve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • de mal a pior!
    07 set, 2016 Santarém 17:56
    Uma vez mais e pelos vistos por quem sofre as consequências os relatos dos roubos recaem sobre uma certa etnia de si já famosa por bom comportamento, no entanto tanto autoridades e justiça parecem nada querer ver como de costume, talvez reajam contra os lesados chamando-lhes ainda de racistas; a Europa parece querer começar a mudar o sentido de voto talvez não seja o ideal mas possivelmente para melhor situação do que a que nos encontramos atualmente sobretudo em termos de segurança e valores.
  • carlos lopes
    06 set, 2016 tavira 21:55
    Pois, eu fui um dos sacrificados. Fui roubado durante semanas entre 20 a 30 toneladas de laranja Valencia Late. As autoridades fazem o que podem. É tudo uma questão de leis. Quando apanhados em flagrante, detidos, o juiz manda-os para casa. Porque os veiculos de transporte do furto não fica imediatamente apreendidos ?
  • fanã
    06 set, 2016 aveiro 17:26
    Gilbert Bécaud , sait qui a volé l'orange du marchand !............demandez lui !
  • Jurista
    06 set, 2016 Moscovo 15:15
    Ainda dizem que os quaresmas não trabalham. Isto é trabalho arduo
  • Horacio
    06 set, 2016 Lisboa 14:39
    . E colocar caes em cima deles .alarmes e cameras e atirar sem medo. Se as autoridades nao agem. O povo deve se proteger.
  • Pedro
    06 set, 2016 Bencatel 14:38
    Bom, hoje de manhã ao passar numa determinada rua passou por mim um grupo de certa etnia no seu belo bmw, ia para fazer um comentário, mas olhei para o lado e, lá estava outro carrinho com dois elementos dessa etnia consultando ou preparando num mapa de mão o seu percurso para o dia. Penso que a situação relatada, assim como outras, só se resolvem com um policiamento eficaz, tanto por parte da policia como GNR e ASAI, com o pedido por parte do comprador de factura, seja onde for, (mercados, feiras, RESTAURANTES) e pela quantidade que for.
  • Luis
    06 set, 2016 Lisboa 14:13
    e começarem a proteger as vossas terras em vez de estar a espera que o governo faça tudo por vocês?
  • desatina carreira
    06 set, 2016 queluz 13:45
    as laranjas roubam e agora são roubados
  • alpharouba
    06 set, 2016 Faro 13:32
    Completamente de acordo com o "ALGARVIO", sou uma das vítimas do roubo de alfarrobas há mais de vinte anos e se dou por eles ainda ameaçam. Se não são donos de quaisquer terrenos, não pagam IMI e nem gostam de trabalhar, como é que essa gente anda nas ruas a vender todo o tipo de fruta da época?
  • Algarvio
    06 set, 2016 Faro 12:15
    Redes Organizadas de Ciganos, roubam pomares, roubam alfarrobas, roubam tudo o que conseguem deitar a mão. A policia nada faz, neste caso especifico porque não quer. Eles vendem nos mercados à vista de todos, eles vendem alfarrobas sem possuírem propriedades, era necessário uma tolerância zero para estes casos, com multas com a retirada dos enorme benefícios que muitos membros desta comunidade têm sem nunca terem contribuído com 1 euro para o pais, são réis do pedir, do roubar, do fugir a impostos, de trafico, do assassínio ... e pelo politicamente correcto ninguém faz nada porque são uma minoria, coitados, ostracizados pela sociedade.

Destaques V+