Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempestade tropical a caminho dos Açores

01 set, 2016 - 18:19

“Gaston” deve chegar ao meio-dia de sexta-feira. São esperadas rajadas até 110 quilómetros/hora, precipitação intensa e ondas até oito metros.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que o furacão “Gaston” deverá "atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia" de sexta-feira.

Segundo informação disponibilizada na página do IPMA, o centro do furacão “Gaston” encontrava-se pelas 09h00 desta quinta-feira "a aproximadamente 1.300 quilómetros a oeste do Faial, com deslocamento para ENE a 31 quilómetros" por hora, "devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de amanhã (sexta-feira), afectando as ilhas dos grupos Ocidental e Central".

Assim, o IPMA alerta para a possibilidade de "um agravamento das condições do estado do tempo para as ilhas do grupo Ocidental" (Flores e Corvo) "a partir das 9h00 de sexta-feira e para as ilhas do grupo Central (Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa e Pico) "a partir das 18h00".

As previsões apontam para os grupos Ocidental e Central para vento muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até 8 metros nas Flores e Corvo e até 6 metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

Espera-se que a tempestade tropical diminua rapidamente de intensidade durante a sua passagem sobre o arquipélago, devendo ser absorvida por uma depressão extratropical a norte durante a tarde de sábado.

O IPMA emitiu um aviso laranja, a partir das 9h00 de sexta-feira, para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima.

No caso das ilhas do grupo central, o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é referente apenas a vento, com previsões de rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora.

Devido ao agravamento das condições atmosféricas no arquipélago dos Açores, o acesso à montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, vai estar encerrado na tarde de sexta-feira até às 8 da manhã de sábado.

A operação de sexta-feira da empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas, Atlânticoline, foi antecipada para esta quinta-feira, devido à previsível "agitação marítima, acrescida de uma velocidade de vento considerável".

Não há para já indicação de perturbações nas ligações aéreas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+