Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pai de bombeiro morto em serviço espera indemnização há dois anos

25 ago, 2016 - 16:37 • Cristina Branco

Familiares de bombeiros que morreram no combate ao incêndio na Serra do Caramulo, em 2013, ainda não receberam indemnizações cíveis e pedem ajuda do Governo. Os dois autores do incêndio cumprem pena de prisão e não terão meios para pagar.

A+ / A-

Veja também:


“Quem vai pagar e quando?”. É a interrogação de António Cardoso, pai de um dos quatro bombeiros mortos no combate ao incêndio de grandes dimensões na Serra do Caramulo, em 2013. Sem verem outra solução, ele e outros familiares das vítimas viram-se para o Governo.

António Cardoso, pai de Bernardo, que morreu com 18 anos, depois de ferido a combater as chamas ao serviço dos bombeiros de Carregal do Sal, lamenta o esquecimento do caso e não vê forma de ser paga a indemnização fixada pelo tribunal aos dois autores do incêndio, a cumprir pena de prisão.

António Cardoso: "Quem é que nos vai pagar?". Foto: Cristina Branco/RR

“Ainda não recebemos nada dos 120 mil euros. E eles estão presos, não têm nada em nome deles, como é que vão pagar? Quem é que nos vai pagar isso?”, pergunta António Cardoso, em declarações à Renascença.

Apesar de saber que o pagamento da indemnização é responsabilidade dos condenados, António Cardoso pede o apoio do Governo, perante a evidente improbabilidade de receber os 120 mil euros. “Pelo menos, auxiliem as pessoas com parte desse valor”, apela.

O pai de Bernardo Cardoso admite juntar as famílias de três do quatro bombeiros que morrem (uma das famílias desistiu do processo) para irem a Lisboa pedir a ajuda ao primeiro-ministro, António Costa.

Em 2013, morreram quatro bombeiros feridos no combate às chamas na Serra do Caramulo: dois pertenciam à corporação de Carregal do Sal, outros dois às corporações do Estoril e de Alcabideche. Nesse ano, morreram nove bombeiros. Em 2013, os bombeiros mortos em serviço ultrapassaram aquela que era até então a média anual de três mortes verificadas desde 1980.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    12 set, 2016 alemanha 10:31
    vamos la ver o estado nao tem nada que indemenizar ninguem o estado e o povo e o povo nao tem culpa do incendio nao tem culpa que os bombeiros tenham murrido quem lancou o incendio e o unico responssavel pelo que aconteceu depois nao entendo porque estao a pedir indeminacoes porque se eles tivessem ficado impossibiltados de trabalhar era justo e decerteza teriam as reformas conrrespondentes ao seu problema mas se morreram nao precisam de dinheiro ai sao as familias que estao a querer viver a grande a custa da morte de um familiar eu lembro me que no tempo da guerra colonial um soldado morreu a familia recebeu uma quantia de dinheiro o pai doou esse dinheiro para um hospital da missericordia porque disse que nao queria esse dinheiro porque era dinheiro do sangue de seu filho
  • Angela Marques
    25 ago, 2016 são João do Monte 22:49
    Pois é ... Já lá vão três anos que se assolou a tragédia na Serra do Caramulo e o governo ainda não ajudou em nada face aos prejuízos causados por este monstruoso incêndio ; que para além de danos materiais houve a morte de 4 bombeiros e de um autarca. Por favor reflitam neste assunto.
  • João Marcelino
    25 ago, 2016 Olhão 19:39
    É a fantochada do costume. No momento do drama, aparecem todos os representantes do governo, do alto ao baixo clero... vertem uma lágrimazinha de crocodilo e juram solidariedade, fazem promessas que se calhar já sabem não cumprir, e as vitimas lá se resignam a esperar alguma esmola que o sr. engenheiro, excelência, presidente, doutor, etc, lhes conceda. Quando os prejuízos são particulares, até admito que as pessoas sejam compensadas pelos seguros (se os tiverem). Mas que as famílias dos bombeiros, policias, ou qualquer outro funcionário publico que morra em serviço, sejam confrontados com esta burocracia vergonhosa de pucha e empurra, é um verdadeiro ESCÂNDALO e FALTA DE VERGONHA. Esta gente merece mais respeito pela parte do estado. Indemnizá-los , não é um favor porra. É uma obrigação!!!!
  • Carlos Costa
    25 ago, 2016 19:22
    Tem de existir uma seguro de Acidentes Pessoais... A não existir é uma falha grave da Ass. de Bombeiros a que pertende estes bombeiros.
  • ILS
    25 ago, 2016 Feira 19:18
    Era o que mais faltava que fosse o contribuinte a pagar as penas de compensação financeira que os culpados não têm meios para pagar.
  • Alberto Sousa
    25 ago, 2016 Portugal 18:43
    Os bombeiros não têm seguro? Devem ter com certeza. E quanto a indemnizações cíveis...o estado não tem nada que se meter. Todos os anos muitos milhares de pessoas ficam a "arder" com indemnizações que deviam receber e não recebem e...paciência, para isso existem os tribunais.
  • HM
    25 ago, 2016 lisboa 18:11
    Não se percebe porque é que a notícia faz questão de ignorar as indemnizações decorrentes do seguro obrigatório de acidentes pessoais do qual beneficiam todos os bombeiros. É óbvio que os condenados por atear os incêndios não têm meios para pagar as indemnizações arbitradas pelo tribunal. Toda a gente reclama agora do Estado o que não consegue receber. São os familiares dos bombeiros, são os proprietários das propriedades que arderam, são os são os lesados do BES e do Banif. Toda esta gente quer receber do Estado, devem ser todos a favor do Estado todo poderoso, ao estilo comunista.
  • manel
    25 ago, 2016 aveiro 17:24
    eu penso que os bombeiros do Carregal do Sal,é que devem pagar, os bombeiros estavam ao serviço dos bombeiros do Carregal do Sal, penso eu

Destaques V+