Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo defende que acordo para a Caixa é “boa notícia para o Governo"

25 ago, 2016 - 19:36

Presidente da República considera que o plano de recapitalização é uma “oportunidade única para reforçar” o banco público “sem o défice sofrer”.

A+ / A-
Marcelo defende que acordo para a Caixa é “boa notícia para o Governo"
Marcelo defende que acordo para a Caixa é “boa notícia para o Governo"

O entendimento com a Comissão Europeia para a capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) é um bom acordo para o Governo, afirma o Presidente da República.

“É acho que é uma boa notícia o acordo obtido em Bruxelas e em Frankfurt, para este Governo ou para qualquer Governo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, que esta quinta-feira visitou as áreas ardidas de São Pedro do Sul.

O Presidente da República considera que o plano de recapitalização é uma “oportunidade única para reforçar” o banco público “sem o défice sofrer”.

“Por um lado, a entrada de dinheiro vivo, de dinheiro novo, por parte do Estado, é a verba de que a oposição sempre falou: 2.700 milhões de euros. Depois, porque a outra parte que entra é a conversão de empréstimos em capital e porque, além disso, se admita uma receptividade a intervenção de privados, não no capital, que continua público, mas em obrigações não convertíveis em capital, o que dá uma almofada financeira muito considerável à Caixa”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República classificou ainda de "boas notícias" o facto de o Governo não ter apresentado novas leis para a banca e acesso da Autoridade Tributária a saldos bancários, dando a entender que as vetaria.

No caso de uma eventual alteração à lei bancária que permitisse integrar na administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) os administradores não executivos propostos pelo Governo e recusados pelo Banco Central Europeu, Marcelo Rebelo de Sousa considerou uma boa notícia "não ter aparecido nenhum diploma desses" para ter de apreciar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abílio Carvalho
    25 ago, 2016 Vila Nova de Gaia 22:51
    Tenho a convicção que o Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa, vai colocar o nosso país nos eixos. O primeiro ministro actual ou os futuros, não vão brincar com ele, como os outros governos brincaram com os outros presidentes da republica. Este não tem o rabo trilhado, não deve nada a qualquer partido politico, vai ser o PRESIDENTE de todos os portugueses.
  • AB
    25 ago, 2016 Evora 22:29
    Boa notícia era a CGD não precisar de nada. A leviandade com que se fala do dinheiro público assusta.
  • José Manuel Fernande
    25 ago, 2016 Mem Martins 21:49
    Meus srs. Estas notícias não são boas são más são mais 5000 milhões de euros que os portuguese ficam a dever a alguém são 500 euros a cada português numa família com 3 elementos são 1500euros a caixa geral de aposentações ja tem mais pessoas a receber reformas do que a contribuir são mais 2000 que lá vão parar reformas que alguém tem de pagar será que é isso que o país precisa isto são boas notícias eu contribui durante toda a minha vida com cerca de 2800000 euros de impostos tive um grave probelema de saúde e tive de fazer uma amputação a baixo do joelho a um ano que estou a espera de uma prótese que custa 1000 euros e o hospital Fernando da Fonseca não me pode socorrer porque não tem dinheiro para isso é eu infelizmente também porque não posso trabalhar e tenho que arranjar alimentos abrigo e outras coisas para uma familhia de 4 pessoas também não possos com mais esta despeza e está gente fica contente com tudo isto como é pocivel estamos defacto desgracados com esta geringonça

Destaques V+