Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália revive terramoto de 2009. Primeiro-ministro decreta estado de emergência

24 ago, 2016 - 11:29

Matteo Renzi garante acção e empenho para "ajudar quem precisa".

A+ / A-

Veja também:


Numa curta declaração, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, deixa uma palavra de apoio a todos quantos estão empenhados no resgate e salvamento das vítimas do forte sismo que abalou o centro do país, esta quarta-feira de madrugada.

“Nos momentos de dificuldade, Itália sabe como agir. Mostra toda a sua unidade e empenho para resolver e ajudar quem precisa. No palácio do Governo vamos fazer com que nenhuma comuna ou família se sinta abandonada e que sejam retirados dos escombros todos os que ainda estejam com vida”, afirmou aos jornalistas.

Matteo Renzi sublinha que “é tempo de comoção, mas também de agir” e anuncia que vai visitar a região esta tarde.

“Vou visitar o local e reunir-me com as autoridades envolvidas: o chefe do departamento da Protecção Civil e o ministro das Infra-estruturas, entre outros”, afirmou, acrescentando que decretou o estado de emergência.

Antes, a Protecção Civil fez o balanço possível dos efeitos do abalo, colocando em 38 o número de mortos e mais de 100 o de feridos.

O cenário é devastador. As cidades mais afectadas nesta quarta-feira são Accumoli, Pescara del Tronto e Amatrice, onde terão morrido 35 pessoas.

Fabrizio Curcio, chefe do departamento de Protecção Civil, compara mesmo a intensidade deste sismo ao terramoto que, em 2009, abanou Aquila e causou 309 mortos.

Há cidades que praticamente desapareceram. O centro histórico de Amatrice, por exemplo, tem a maior parte dos edifícios literalmente no chão. A Protecção Civil italiana admite a existência de muitas vítimas debaixo dos destroços.

As autoridades multiplicam apelos à doação de sangue de qualquer tipo, à desobstrução das principais vias de comunicação e também das redes telefónicas e digitais.

Há estradas intransitáveis e pontes destruídas impedindo o acesso das equipas de resgate.

Por causa das quebras no fornecimento de electricidade, a província montanhosa de Rieti está praticamente isolada sem telefones e sem internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+