Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia turca quer deter 120 empresários

16 ago, 2016 - 08:30

Limpeza de Erdogan passa por todos os sectores, da educação à justiça. Já foram detidas mais 35 mil pessoas até agora.

A+ / A-

A polícia da Turquia lançou esta terça-feira uma operação de captura a 120 empresários do país. Para tal, efectuaram raides simultâneos em 44 empresas.

As companhias são acusadas de dar apoio financeiro a Fetullah Gullen, o líder do movimento muçulmano que o governo turco acusa de estar envolvido no golpe militar de Julho.

A operação policial começou em dois bairros da cidade de Istambul e faz parte da “limpeza” que o Presidente Tayyip Erdogan pretende fazer no país. Na sequência do golpe de Estado na Turquia – que Erdogan já considerou um “presente de Deus” – foram detidas mais 35 mil pessoas até agora.

A “purga” em curso no país abrange vários sectores da sociedade, como justiça e educação, além do militar. Na segunda-feira, foram detidos vários funcionários judiciais, na sequência de 173 mandados de detenção.

Até ao momento foram destituídos 50.000 funcionários, públicos e privados, a maioria integradas no sector educativo.

As autoridades ordenaram também o encerramento de 45 jornais e 16 canais de televisão, depois de já terem mandado encerrar três agências noticiosas, 23 estações de rádio, 15 revistas e 29 editoras.

Na tentativa de golpe de estado de 15 para 16 de Julho, alegadamente contra Erdogan, fez 237 mortos e mais de dois mil feridos.

O executivo turco declarou o estado de emergência e desencadeou uma purga em diversos organismos estatais para localizar os alegados seguidores de Fethullah Gülen, o clérigo islamita exilado nos Estados Unidos e que Ancara acusa de ter patrocinado o golpe.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    16 ago, 2016 LISBOA 12:49
    E a Europa alegremente andou a apoiar o ditador Erdogan, estava "prontinha" a acolhê-lo no seu seio e parece que está pronta a ceder à chantagem do Islamismo teocrático deste senhor e seus capangas, no caso dos vistos... ainda bateram palmas porque o golpe militar falhou... e os "States" engolem tudo isto a troco dos seus interesses estratégicos na zona. Grande mundo Democrático e da Liberdade em que vivemos.
  • Luis
    16 ago, 2016 Lisboa 10:48
    O pior não é o que ele está a fazer na Turquia. O pior é o que ele começa a fazer na Europa. Amizade com Putine e chantagem à Merkel. Vamos ver como é que a Merkel vai reagir à chantagem publica que está a ser feita à Merkel e à Alemanha (Europa).
  • maria silva
    16 ago, 2016 porto 10:39
    Tentativa de golpe de estado???!!!! Inventona, isso sim! Por isso ele o considera um presente de Deus. Encontrou a forma de se tornar um ditador e ainda ser apoiado pela UE e EUA. Só que ninguém é enganado por muito tempo e estes já perceberam toda a estratégia. Mais uma ditadura no Mundo.Agora os mídea podiam deixar de continuar a chamar "tentativa falhada de golpe de Estado" aquilo que já toda a gente percebeu que nem foi tentativa nenhuma e muito menos falhada. A "tentativa" foi um sucesso em toda a linha para aquilo que ele pretendia. Alguém duvida que foi engrendada por Erdogan?

Destaques V+