Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

S. Pedro do Sul. Fogo dominado e a entrar em rescaldo

15 ago, 2016 - 09:14

Meios aéreos vão assegurar que não haja qualquer reacendimento.

A+ / A-

Foi por fim dado como dominado o incêndio em São Pedro do Sul. O fogo que há uma semana teve início no concelho de Arouca, na semana passada, lavrou ainda durante a madrugada desta segunda-feira em várias frentes, mas ficou totalmente dominado de manhã.

“Procede-se a trabalhos de consolidação e rescaldo. Trata-se de um perímetro de incêndio muito grande que vai requerer cuidados durante muito tempo e vamos ter aqui meios aéreos para garantir que nenhuma reactivação aconteça”, afirma à Renascença o comandante operacional Joaquim Chambel.

No terreno permanecem mais de 600 operacionais. A descida da temperatura e o abrandamento do vento ajudou o trabalho dos bombeiros no combate às chamas que, na última semana, consumiram muitos milhares de hectares nos concelhos de Arouca e São Pedro do Sul.

As atenções da Protecção Civil centram-se, nesta segunda-feira de manhã, em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, onde permanece activo um incêndio em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Marco Martins, adjunto nacional de operações da Protecção Civil, pensa, contudo, que o fogo possa ficar dominado nas próximas horas, face ao reforço de meios que está a caminho.

No terreno já estão perto de 80 operacionais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Polvora Seca
    15 ago, 2016 Sesimbra 10:47
    É, devem ser feitos "todos" os rescaldos, doa a quem doer! Como é possível com mais de mil bombeiros (ou seriam operacionais?), centenas de veículos e aviões o fogo tenha durado uma semana (e vamos ver se não reacende)? Nestas condições nunca haverá meios que cheguem se não houver prevenção a sério. Lembro-me também que aqui à uns anos atrás os bombeiros enfrentavam o fogo diretamente, agora esperam por ele junto das casas, ou seja, deixam-no ganhar "cachaço" e depois ninguém o segura. Mais, quando os aviões descarregam são necessários meios humanos no terreno para acabarem a consolidação, apagarem os restos e não o deixarem ganhar força outra vez. Enfim, há que acabar urgentemente com este "negócio estranho" do fogo!

Destaques V+