Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarca de Gaia não vai reavaliar prédios, mas concorda com alterações ao IMI

03 ago, 2016 - 11:18 • André Rodrigues André Rodrigues e Ricardo Conceição

O socialista Eduardo Vítor Rodrigues prometeu ao eleitorado baixar o IMI, mas defende as novas regras. Já Álvaro Amaro, o autarca PSD da Guarda, critica as mudanças e lamenta que a ANMP não tenha sido ouvida pelo Governo.

A+ / A-

A Câmara de Vila Nova de Gaia não vai pedir a reavaliação dos imóveis do município face às novas regras do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O presidente da autarquia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, diz à Renascença que não quer correr o risco de onerar ainda mais as famílias do concelho, que é o terceiro mais populoso do país.

O IMI poderá aumentar ou diminuir em função da exposição solar ou da qualidade das vistas, mas tudo depende de uma reavaliação que não é automática. O processo pode ser desencadeado pelos proprietários ou pelos municípios, algo que, para o autarca de Gaia, "não faz sentido”.

Num ponto, pelo menos, Eduardo Vítor Rodrigues acompanha os argumentos do Governo, defendendo que “uma habitação de localização privilegiada à frente do mar tem de ter outras condições de avaliação que uma habitação no meio da cidade ou no interior do concelho”. O autarca sublinha que esses aspectos também contam no negócio da compra e venda.

Para o autarca, diferente desse princípio é "pôr os municípios a fazerem uma reavaliação de imóveis, que ainda ocorreu há pouco tempo - com uma lei do governo anterior que, em alguns casos, até foi particularmente injusta - e que contraria a estratégia" definida desde que tomou posse, "que visa a redução do IMI em Gaia”.

ANMP "não foi tida nem achada"

O presidente dos Autarcas Social-Democratas, Álvaro Amaro, diz que as alterações ao IMI não são adequadas, tanto na forma como na substância.

"Uma boa decisão tem que ser feita de uma forma correcta e numa substância adequada. Ora, nem a forma é correcta nem acredito que a substância seja adequada", lamenta o também presidente da Câmara da Guarda.

Álvaro Amaro diz que que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) foi "apanhada de surpresa", uma vez que "não foi tida nem achada neste processo, o que é lamentável".

O autarca está certo de que a ANMP "não deixará de, publicamente, expressar o seu descontentamento", tanto mais que aquilo que está em causa "tem um impacto muito grande na acção política das autarquias e nas populações".

Amaro sustenta que o Governo tem explicações a dar, nomeadamente sobre "as reais motivações" que estiveram na base desta decisão e "em que estudos" ela se baseou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    03 ago, 2016 V.N.Gaia 15:13
    Para mim este imposto "embora digam o contrário" não passa de um confisco, pelo simples facto que a casa nunca é da pessoa apesar de que e quando da sua aquisição são pagos todos os impostos, licenças e mais alguma coisa, portanto a casa nunca é nossa.As câmaras por sua vez nada fazem "pelo menos aqui onde moro"que justifique tal imposto.Já agora gostaria de saber porque é que tenho de pagar imposto e as casas que pertencem a fundos e outros que tais nada pagam, há aqui qualquer coisa que não bate certo, se querem justiça, ora aqui está uma boa oportunidade para a fazer..

Destaques V+