Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tentativa de golpe de Estado na Turquia. Sobe para 265 o número de mortos

16 jul, 2016 - 20:49

Presidente turco promete "limpeza" no Exército, depois de falhado o golpe de Estado.

A+ / A-

Pelo menos 265 pessoas morreram na tentativa de golpe de estado que se registou sexta-feira à noite na Turquia. O mais recente balanço foi feito pelas autoridades turcas. De acordo com a mesma fonte, entre os mortos estão 161 civis e elementos da polícia e 104 elementos revoltosos.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que a situação no país "está completamente sob controlo".

Depois de controlado o movimento rebelde, o presidente turco, Tayyip Erdogan, falou à imprensa, considerando que a tentativa de golpe foi como um “presente de Deus” que permitirá “limpar” o Exército.

"Este levantamento, este movimento é um grande presente de Deus para nós, porque o exército será limpo”, disse, em conferência de imprensa, pouco depois de aterrar em Istambul, assegurando que os golpistas vão pagar caro pela sua “traição”.

O Conselho Supremo dos Juízes e Procuradores da Turquia decidiu afastar 2.745 juízes, meras horas depois da tentativa de golpe de Estado no país. Os magistrados são suspeitos de terem ligações a Fethullah Gülen, rival do Presidente Erdogan e radicado nos EUA –apontado, sem provas, como o mentor da acção militar desta sexta-feira.

Erdogan ameaça autores da tentativa de golpe: "Vão pagar um preço caro"
Erdogan ameaça autores da tentativa de golpe: "Vão pagar um preço caro"

A maioria (2.204) exerce em tribunais comuns, os restantes (542) são juízes em tribunais administrativos.

Segundo a imprensa turca há ainda dez elementos do Conselho de Estado foram detidos, também por suspeitas de ligação à tentativa de golpe de Estado. O jornal turco diz terem sido detidos com mandados de captura.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, revelou por seu lado que mais de 2.839 soldados suspeitos de envolvimento na tentativa de golpe de Estado foram detidas, garantindo que neste momento a situação está completamente controlada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fields
    16 jul, 2016 lx 23:37
    Por pouco prendiam mais juizes que soldados o que prova que lá para aqueles lados a sra. da balança não é cega... um espelho da europa

Destaques V+