Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa. PS chama Vítor Gaspar e Maria Luís ao Parlamento

14 jul, 2016 - 15:21

Socialistas querem ouvir sete personalidades e analisar documentos como o plano de capitalização da CGD de 2012 e o parecer do Banco de Portugal sobre esse plano.

A+ / A-

O PS quer ouvir os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os socialistas solicitaram também documentos à Caixa, ao Governo e ao Banco de Portugal (BdP).

O requerimento seguiu esta quinta-feira para o presidente da comissão parlamentar de inquérito, o social-democrata José Matos Correia, e prevê a possibilidade de incluir novos nomes.

Na parte das audições, os socialistas chamam nesta fase sete personalidades: o governador do BdP, Carlos Costa, o ainda presidente da CGD, José de Matos, os antigos ministros do PSD Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque e três pessoas ligadas à CGD (Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira, presidente da comissão de auditoria do banco, Fernando Faria de Oliveira, ex-presidente do conselho de administração da Caixa, e Álvaro José Barrigas do Nascimento, também ex-presidente da administração do banco público).

Entre os documentos pedidos pelo partido estão, por exemplo, o plano de capitalização da CGD de 2012 e um parecer do BdP sobre esse mesmo plano. Mas os socialistas, coordenados na comissão pelo deputado João Paulo Correia, querem também conhecer o "regulamento de concessão de crédito de elevado montante e políticas de gestão dos riscos de crédito" do banco desde o ano de 2000.

A comissão de inquérito à Caixa, potestativa e pedida por deputados de PSD e CDS-PP, reúne-se na sexta-feira no Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Um tiraço dos PSDs
    14 jul, 2016 Lx 16:34
    Que lhes vai sair pela culatra! Devem estar metidos em caranguejolas nas imparidades da Caixa até aos cabelos! São useiros e vezeiros nas fraudes financeiras, a começar pelo BPN, que têm vindo a escamotear através de chicanas politicas e intrigas! Ha-de chegar o dia do desmascaramento!

Destaques V+