A+ / A-

Revista de Imprensa

O que se diz lá fora da final alcançada por Portugal?

07 jul, 2016 - 00:11

Imprensa francesa - e não só - analisa vitória sobre o País de Gales (2-0) e consequente apuramento para a final do Euro 2016.

A+ / A-

A imprensa francesa, cujos exemplares se têm revelado particularmente cáusticos para com o nível exibicional da Selecção Nacional neste Europeu, acabaram por divergir entre si nas apreciações feitas à passagem de Portugal à final do Euro 2016.

No caso particular do Le Point, o mais confrontacional de todos, nesta matéria, a publicação dá uma no cravo e outra na ferradura. Se por um lado assinala o facto de Portugal "crucificar" o País de Gales, a realidade é que considera também que este apuramento é um "balão de oxigénio" para os comandados de Fernando Santos.

Num tom mais elogioso, o L’Equipe assinala o "Ronaldo decisivo" e a "exibição pragmática" da equipa das quinas.

Já a revista France Football titula: "Portugal tem a sua final", assinalando que a Selecção foi "impulsionada por um Ronaldo finalizador e decisivo na assistência para o golo de Nani".

Aqui ao lado, no país vizinho, a Marca foca-se no "seu" Cristiano Ronaldo. "Cristiano voa muit"o, aponta o jornal, frisando "o grande salto" dado pelo avançado do Real Madrid no momento do primeiro golo, apontado de cabeça, frente ao País de Gales.

Em Itália, o duelo entre os dois astros em confronto no desafio de Lyon é o mote da Gazzetta dello Sport: "Ronaldo atira Bale para fora do Europeu".

No domínio britânico, no Reino Unido, o Guardian sublinha que "Ronaldo termina o conto de fadas do País de Gales".

Como não poderia deixar de ser, uma vista de olhos pela imprensa galesa. O site Wales Online aborda a saída da equipa de Chris Coleman do Euro como "o fim de uma caminhada de forma emocional".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana de Lemos
    07 jul, 2016 Lisboa 14:32
    Confesso que os franceses têm a particular capacidade de me irritar, tal a sua soberba. Estou convencida de que, mais logo, a selecção Alemã "arruma" a selecção francesa (sim, a letra minúscula não é lapso; é mesmo de propósito). Porém, e caso assim não seja, caso tenhamos uma final Portugal-França, ... oh meus queridos ... mostrem o que valem a esses franceses!!!
  • Manuel
    07 jul, 2016 Lisboa 14:19
    Até agora está tudo bem, somos os campeões da II liga que vamos à final do europeu. Sim, somos da II liga porque até agora só jogamos com selecções de 2º. plano.
  • Paulo
    07 jul, 2016 Seixal 10:53
    Quando se fala de penaltis tem de ser ter noção do que realmente é um penalti. Não se pode falar do que não se sabe nem tão pouco mais ou menos sem saber do que se esta a falar. Todos os lances referidos que muitos dizem á boca cheia que é penalti para mim não o são, e mais, com um pouco de razoabilidade até deveria ter sido admoestado cartão amarelo a quem procura fazer parecer ser. Para ser penalti o jogador tem de ser derrubado deliberadamente e não deixar duvidas nenhumas que a ação é deliberada ou impede por negligencia um golo certo (caso de por exemplo uma mão). Quem joga ou jogou futebol sabe que esta modalidade é um jogo de contatos físicos mais ou menos intensos. Vejamos o exemplo do lance em que o defesa tem o braço enrolado ao pescoço do Ronaldo não á lei nenhuma que o impeça de o ter, a lei diz apenas que não o poderá impedir por falta que Ronaldo marque golo, ora é nítido na imagem que o defesa retira o braço quando tem noção da possibilidade de fazer falta. Na minha ótica não á falta absolutamente nenhuma. Lance completamente limpo.
  • ultraman
    07 jul, 2016 ultramar 07:10
    e dos penalties sobre o Ronaldo ninguem fala? E vão 3! Até mesmo no golo do Cr7 se vê nas fotos jogadores a agarrarem uma camisola portuguesa. Afinal para que servem os arbitros de baliza? Uefa essa sim mete nojo!
  • pedroka
    07 jul, 2016 mocanbique 05:13
    Portugal merece. agora é so manter os pes nu chão e preparar a final com muita serenidade. os 11 que forem a entrar no domingo sabem que Carregao milhões de almas no manto sagrado
  • rosinda
    07 jul, 2016 palmela 00:35
    nao gosto nada de trovoadas secas senhor bastos!
  • rosinda
    07 jul, 2016 palmela 00:27
    senhor bastos esta a fazer relampagos vou desligar isto estou com medo!

Destaques V+